Citânia de Santa Luzia alvo de intervenção

Um protocolo entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Direção Regional da Cultura do Norte pretende fazer obras na Citânia de Santa Luzia de março a outubro de 2019. Num valor total de 100 mil euros, a empreitada pretende conservar as estruturas existentes.

A celebração do acordo foi aprovada, por unanimidade, na última reunião de Câmara, realizada no dia 27 de setembro. José Maria Costa explicava que a “parceria permitirá fazer a consolidação das ruínas e um levantamento cartográfico mais apurado”.

A Citânia de Santa Luzia foi classificada como Monumento Nacional em 1926. É uma estrutura que integra um conjunto de estações arqueológicas e está aberta ao público desde 1994.

Para além da conservação das estruturas, o protocolo prevê ainda a publicação de uma edição com mais informação daquele espaço. O autarca socialista referia que “prevemos a publicação de uma obra com mais informação sobre a Citânia de Santa Luzia para que os vianenses e os alunos fiquem a conhecer um pouco mais daquilo que esteve subjacente”.

José Maria Costa considera também que “aquela é um elemento de referência” da cidade, porque foi “a primeira cidade”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.