Padre Artur Coutinho, 40 anos de pároco de Nossa Senhora de Fátima

Coincidindo com a comemoração do 6º aniversário da Dedicação da igreja da Sagrada Família, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima prestou uma singela e sentida homenagem ao seu pároco, padre Artur Rodrigues Coutinho, assinalando os 40 anos de pároco à frente desta comunidade.

A entrada do padre Coutinho como pároco da então Paróquia Experimental de Nossa Senhora de Fátima ocorreu com a celebração da missa vespertina no dia 02 de setembro de 1978. Porém, devido a que no exato dia em que deveria ocorrer a celebração aniversariante, a paróquia se encontrava na sua peregrinação anual a Fátima, decidiu a organização celebrá-la conjuntamente com a da dedicação da igreja da Sagrada Família, integrada, como tem sido habitual nos últimos anos, nos festejos de Nossa Senhora das Necessidades, devoção arraigada nesta paróquia, nomeadamente na Abelheira, um dos seus bairros mais emblemáticos.

Presidiu à cerimónia o Bispo da Diocese, D. Anacleto Oliveira. Com ele concelebrando além do homenageado, os padres Renato Oliveira e Christopher Sousa, habituais colaboradores do pároco em diversas vertentes da pastoral paroquial.

Além do simbolismo que, para esta comunidade, o novo templo da Sagrada Família representa, o prelado da Diocese destacou o significado da festividade da Natividade de Maria, – coincidente com a data desta comemoração -, e do papel que a Mãe de Deus desempenha na espiritualidade cristã. E naturalmente, também a obra do padre Coutinho nos 40 de paroquialidade de Nossa Senhora de Fátima mereceu o apreço e reconhecimento do prelado da Diocese.

Após a celebração, seguiu-se um jantar-convívio num dos pisos inferiores da própria igreja, onde futuramente funcionarão os serviços de lavandaria social. O repasto foi confecionado pelas cozinheiras do centro social e paroquial. O ambiente de festa foi ainda maximizado pela participação do grupo de concertinas de Gaspar Pereira, de Cardielos, e amigos.

De notar que esta celebração dos 40 anos de pároco de Nossa Senhora de Fátima ocorre num momento em que o padre Artur Coutinho enfrenta graves dificuldades de saúde como consequência de doença que o obrigou a operação cirúrgica, situação que lhe impõe limitações na sua capacidade de intervenção nas múltiplas e complexas exigências como pastor e primeiro responsável por esta paróquia.

Por esta razão, a mesma aguarda a promessa do Bispo da Diocese de nomear um sacerdote que, com o pe. Artur Coutinho, possa partilhar as responsabilidades na condução dos destinos da Comunidade.

Albino Ramalho

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.