O município de Viana do Castelo foi selecionado pela FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências para integrar o projeto europeu Bridging European and Local Climate Action (BEACON), juntamente com 33 municípios da Bulgária, República Checa, Alemanha, Grécia, Polónia e Roménia, além de outros de Portugal.
De acordo com o memorando de entendimento, a Câmara Municipal vai envolver-se com as organizações que implementam o projeto BEACON para planear em conjunto as atividades programadas e fornecer a informação necessária para uma avaliação de necessidades do município.
Recorde-se que, recentemente, a autarquia apresentou a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. Na cerimónia, o autarca, José Maria Costa, explicou que o processo foi iniciado em 2015, com a adesão do município a um projeto-piloto a nível nacional para a definição de estratégias de adaptação às alterações climáticas. A Estratégia Municipal inclui preocupações no que diz respeito ao território, infraestruturas, proteção e erosão costeira e florestas, entre outras.