O Alto Minho integra, pela primeira vez, a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo no âmbito da iniciativa “Top 100 Sustainable Destinations 2018”. O anúncio oficial aconteceu a 27 de setembro, data que assinala o Dia Mundial do Turismo, na Conferência Global Green Destinations, na Holanda. O Alto Minho abarca os 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo.
Conforme foi anunciado, este selo de qualidade resulta de uma candidatura apresentada em abril passado pela CIM Alto Minho à Green Destinations, rede institucional que lidera uma parceria de 15 organizações internacionais especializadas em turismo sustentável e avalia os destinos concorrentes a nível mundial. O tema escolhido para a edição deste ano foi o “Turismo para beneficiar as comunidades locais”.
A região do Alto Minho mostrou ter um bom desempenho nos 30 critérios chave avaliados, relacionados, por exemplo, com as potencialidades do destino; medidas de proteção e conservação da natureza e meio ambiente e dos recursos culturais e tradições; a qualidade do ar; saúde e bem-estar social; a promoção de produtos locais e serviços ou a oferta de operadores turísticos, alcançando uma cotação de 8,7 em 10 pontos possíveis.