Meadela viveu festas da Senhora da Ajuda

Realizaram-se nos dias 06 e 07 de outubro, as festas da Senhora da Ajuda, que tiveram lugar na sua capelinha, situada no Largo da Senhora D’ Ajuda, datada de tempo imemorial e segundo o historiador Almeida Fernandes, ali se realizava anualmente grande romagem e por se verificar um esfriamento dessa devoção por volta de 1692 a 1700, um grupo de pessoas zelosas constitui ali uma Confraria, que era constituída por pessoas desta freguesia e da vila de Viana.
A capela que, ao longo dos séculos, sofreu muitas melhorias de restauro e conservação, apresenta um excelente estado de conservação e beleza levadas a cabo pela Paróquia há alguns anos atrás.

A festa tem cariz religioso e os dias de festa foi precedida de uma Novena e Eucaristia diárias na semana anterior sempre com muita afluência de fiéis devotos de Nossa Senhora da Ajuda.

No sábado, dia 06 pelas 21h foi rezado o terço do Rosário, seguido de uma “Procissão de Velas”, presidida pelo Pároco, reverendo Monsenhor Vilar, que percorreu os arruamentos circundantes à capela, com uma pequena multidão de devotos de Nossa Senhora da Ajuda.

No domingo, dia 02, dia principal da Festa, pelas 16h foi celebrada uma Eucaristia Solene em honra da Senhora da Ajuda, presidida pelo Reverendo Pároco Monsenhor Manuel Vilar. Uma vez mais, o templo e alpendre frontal tornaram-se pequenos para acolher todos os devotos da Senhora D’ Ajuda, espalhando-se pelo Adro fronteiriço.

Na homilia, o Monsenhor, depois de se deter nas Leituras e Evangelho da Missa, agradeceu a todos quantos se dedicam ao arranjo e manutenção daquela capela, e a todos so que dão ofertas, não só para a festa, mas também para a preservação da capela, lembrando aqueles que nos dias 13 de cada mês ali vão rezar o terço à Senhora da Ajuda.


Lembrou também aqueles que servem na capela e mantém aquele templo arranjado ao longo de todo do ano. Recordando também todos aqueles que já partiram e, em vida, serviram na Confraria da Senhora da Ajuda.

Finda a Eucaristia teve lugar a Solene Procissão, que abriu com Fanfarra dos Escuteiros da Meadela, Cruz Paroquial, andor da Senhora da Ajuda, confecionado com belas flores, um grupo de Mordomas e Mordomos da Ronda Típica da Meadela, Adoradores Noturnos da Meadela, Pálio e muitos devotos da Senhora da Ajuda.

De salientar, a participação da Ronda Típica da Meadela e do seu grupo de Bombos, que partindo da Praça Vaz de Alamão, junto à igreja Paroquial, desfilaram e fizeram festa em todo o percurso para a Senhora da Ajuda, dando um colorido diferente a estas festas e participando os seus componentes na Procissão, como atrás se disse. No final da Procissão fizeram de novo festa, dançando e cantando no Adro da Capela, para agrado do muito povo presente.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.