O documentário “Herança”, que retrata as festas e romarias do concelho de Viana do Castelo, da autoria do vianense Flávio Cruz, foi premiado no ART&TUR – International Tourism Film Festival como melhor documentário internacional na categoria “Etnografia e Sociedade”.
O filme resultou de um projeto que foi lançado, em 2016, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, para levantamento fotográfico e vídeo das festas mais emblemáticas do concelho.
O documentário assume que a herança cultural de um povo é, na sua autenticidade, uma das maiores riquezas da sociedade que, na sua identidade, congrega as histórias de tempos idos e a inquietude da vontade de a perpetuar.
Esta viagem festiva, de simbiose entre o religioso e o profano, reforça a consciência de que um povo sem memória não existe, sendo necessário preservar, investigar e reconstituir essa memória patrimonial e divulgar as nossas tradições, tornando-as prioritárias.
Com uma clara consciência de que a tradição não se dissocia de conceitos de modernidade, “Herança” apresenta uma banda sonora com temas originais e temas populares que, pelos dedos e pelo fole de Luís Pinheiro, foram alvo de arranjos com influências musicais contemporâneas.