Em Viana do Castelo, vão ser pedonalizadas mais ruas no centro histórico. A garantia foi deixada pelo vice-presidente da Câmara, Vítor Lemos, depois de na reunião de Executivo de 25 de outubro ter sido aprovada, por unanimidade, a requalificação de quatro ruas.
Vítor Lemos referia que “no âmbito do projeto de reabilitação urbana queremos a reabilitação e requalificação dos arruamentos, das infra-estruturas. É continuar a fazer o trabalho que temos vindo a fazer em muitas ruas do centro histórico”.
A empreitada no valor de cerca de 700 mil euros vai pedonalizar as ruas da Palha, da Videira, Gramática e de Stº António. Esta intervenção não vai tirar definitivamente os automóveis destas ruas do centro histórico, mas segundo aquele responsável vai permitir que “a cidade de Viana do Castelo no seu casco histórico fique devidamente reabilitada e requalificada”.
“A nossa candidatura do PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) ronda os 22 milhões de euros que vão ser investidos em requalificações não só na cidade, mas também em Monserrate e em Darque”, esclarecia Vítor Lemos.
Financiado pelo Portugal 2020, o PEDU visa a qualificação do sistema urbano, mediante três diferentes planos: o Plano de Mobilidade Sustentável, o Plano de Ação de Regeneração Urbana e o Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas.