O Pão-por-Deus é uma tradição portuguesa muito antiga, mas ainda bastante enraizada na zona centro do país.
No Dia de Todos os Santos, é costume as famílias comerem as brindeiras ou merendeiras doces, ou ainda o bolinho – são vários os nomes para a mesma iguaria típica desta época. Quem aparece são amigos, familiares, ou crianças a pedir o ‘Pão-por-Deus’. É a festa da partilha.
Em muitas escolas da região a tradição também ainda se mantém, com os saquinhos a serem confecionados com a ajuda das crianças, para saírem à rua a pedir o Pão-por-Deus.
E foi para dar a conhecer aos alunos do Colégio do Minho, em Viana do Castelo, esta tradição que não é muito vivida em Viana do Castelo que, desde há seis anos, a professora do terceiro ano a tem vindo a celebrar com os seus alunos e consequentemente com os alunos do 1.º ciclo. Desde o ano passado que, juntamente com os seus alunos, confeciona os bolinhos para oferecer a todos os alunos da instituição, assim como a todos os professores e funcionários. Este ano foram confecionados cerca de seiscentos pães.
Desta forma, os alunos não vão pedir o Pão-por-Deus, mas sim oferecê-lo a quem faz parte do Colégio. Desde que começou esta comemoração, o Senhor Bispo, D. Anacleto Oliveira, tem vindo a ser também contemplado.
RO