Amanhã, sábado, dia 24, a praça da República recebe cinco novas viaturas elétricas da frota municipal. O investimento foi de 135 mil euros e este é “um contributo importante do município para a sustentabilidade ambiental e para uma efetiva redução de emissão de gases de carbono”.
Em comunicado, a autarquia refere que José Maria Costa já tinha revelado que era intenção do executivo proceder à renovação de toda a frota automóvel municipal até final do mandato, substituindo-a por veículos elétricos, sendo que estes novos cinco carros se juntaram a sete outros veículos elétricos já existentes.
A substituição da frota automóvel por veículos mais amigos do ambiente é uma das 30 medidas que integram a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas. Este é um processo que foi iniciado em 2015, com a adesão do município a um projeto-piloto a nível nacional para a definição de estratégias de adaptação às alterações climáticas. A Estratégia Municipal inclui as grandes preocupações de Viana do Castelo no que diz respeito ao território, infraestruturas, proteção e erosão costeira e florestas, entre outras.
Nesse sentido, em setembro, o município de Viana do Castelo foi selecionado pela FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências para integrar o projeto europeu Bridging European and Local Climate Action (BEACON), juntamente com 33 municípios da Bulgária, República Checa, Alemanha, Grécia, Polónia, Portugal e Roménia. O projeto BEACON proporciona a partilha de experiências e recolha de ensinamentos e boas práticas dos países envolvidos para planear e implementar uma estratégia e/ou medidas de mitigação às alterações climáticas no território de cada município.
De acordo com o memorando de entendimento, a Câmara Municipal está a envolver-se com as organizações que implementam o projeto BEACON para planear em conjunto as atividades programadas e fornecer a informação necessária para uma avaliação de necessidades do município.