Um estudo prévio para uma via rápida entre Barroselas e o nó do Neiva da A28, numa extensão de 5,2 quilómetros, com duas vias de rodagem e uma largura de sete metros, foi apresentada pelo Município vianense. A via atravessará várias freguesias do Vale do Neiva.
De acordo com aquele, que será alvo de uma candidatura ao Portugal 20/30, o investimento entre terraplanagens, drenagens, pavimentos, redes e iluminação, equipamentos de sinalização e segurançaestá estimado em 4,85 milhões de euros, correspondendo as expropriações a um total de 1,5 milhões de euros.
A nova via de acesso da A28 à zona empresarial do Vale do Neiva iria, conforme foi dito, melhorar a acessibilidade de pessoas e bens às empresas que estão situadas neste território.
“Trata-se de um projeto que está preparado para ser um dos projetos prioritários do [próximo apoio comunitário] Portugal 20/30 e é para isso que vamos trabalhar”, afirmou o presidente da Câmara, José Maria Costa, na apresentação efetuada na Junta de Freguesia de Barroselas/Carvoeiro.
Lembremos que a construção de uma nova via de acesso ao nó da A28, e ligação ao porto de mar, há vários anos anunciada, deverá iniciar-se no início do próximo ano, com 8,8 quilómetros de extensão e um investimento de mais de cinco milhões de euros. As obras deverão demorar 18 meses a ficar concluídas.