No passado dia 08 dezembro dia da Nossa Senhora da Conceição, dia da mãe, as mães realizaram a sua festa religiosa, muitíssimo bonita e muito participada.
Para além da música gravada na véspera, tivemos uma missa, com sermão, animada pelo grupo coral. No final foram oferecidas flores às mães, sendo a mãe mais idosa presente presenteada com um ramo de flores, assim como a mãe mais nova. Pela primeira vez foi oferecido um ramo de flores à mãe grávida presente.
No final da eucaristia, realizou-se a procissão com o andor da Senhora da Conceição. Parabéns às mães pela realização desta festa.
Almoço de Natal
Promovido pela Junta de Freguesia de Mazarefes e Vila Fria, realizou-se o almoço de Natal, como vem sendo habitual, no Salão do Centro Social/Junta de Freguesia em Vila Fria, com a presença de muitos participantes.
Os cerca de duzentos convivas ficaram muitíssimos satisfeitos pelo excelente almoço, nomeadamente a qualidade do bacalhau.
Não faltou a música para animar, o que tornou o convívio num dia muito especial de alegria e fraternidade.
Parabéns à junta de freguesia por manter esta tradição.
Falecimento Maria Martins
Faleceu na Argentina na consequência de uma operação cirúrgica para substituir duas válvulas cardíacas Maria Laurinda Correia Faria da Silva Martins, nascida a 08 de outubro de 1950 em Vila Fria, no lugar de Bouça Cova, há muitos anos radicada em Buenos Aires. Ainda criança de colo, conjuntamente com a sua mãe emigraram para aquele país que na época era a terra prometida, recordo-me também em criança, acompanhar muitos adultos até à estação de Darque, para saudar a partida de mais um familiar, com o acenar dos lenços brancos.
A vida não lhes foi madrasta, graças ao enorme trabalho desenvolvido, puderam vir à sua Vila Fria, muitas vezes.
Tal como a sua mãe entretanto falecida a Laurinda sempre gostou de Vila Fria, tendo estado entre nós recentemente, a assistir às festas de Vila Fria e da Senhora da Agonia. Amava verdadeiramente Vila Fria.
Também a sua sobrinha Natália foi protagonista de um episódio que merece ser relatado. Os seus pais a viver em Buenos Aires, Argentina, falecidos prematuramente ainda muito jovens, pediram à Natália para cumprir uma promessa a Nossa Senhora de Fátima.
A Natália vive na Argentina na cidade mais meridional do hemisfério Sul, a cidade do Ushuaia. Decidida a cumprir a promessa que seus pais lhe pediram, saiu desta cidade na terra do Fogo, de viatura, atravessou o Estreito de Magalhães de ferryboat, percorre toda a Patagónica, até chegar a Buenos Aires, percorridos milhares de quilómetros, aqui toma um avião que a transporta até ao Porto, daqui dirige-se para Fátima para cumprir a promessa que seus pais lhe pediram antes de falecer.
Numa manhã chuvosa coloca uma fotografia no Facebook com a mensagem dever cumprido.
Natália, os teus pais ficarão eternamente gratos por tudo que fizeste por eles, percorrendo milhares de quilómetros, em condições difíceis, com muitas carências, acima de tudo em honra dos teus queridos pais.
Foi com muita emoção, no final do dever cumprido, que te encontramos sorridente na estação de São Bento na cidade do Porto já muito tarde, para te darmos um forte abraço, e foi com muitas lágrimas que a minha família te abraçou e ficou com imenso orgulho por tudo que fizeste pelos teus queridos pais. Bem haja Natália.
Aos filhos da Laurinda, Leo Martins, Marcela Martins e restantes familiares os nossos sentidos pêsames.
Falecimento José Maciel
No passado dia 07 de novembro faleceu José Avelino Sila Maciel, com 63 anos, motorista reformado, nascido a 20 de setembro de 1955, natural da freguesia de Vila Franca, residente na Viela das Parteiras, em Sabariz, casado com Maria de Fátima Pereira da Rocha Maciel.
Foi a sepultar no cemitério de Vila Fria.
Sentidos pêsames à esposa e ao filho.