Reuniu no passado dia 07 de dezembro, pelas 21h30, nas instalações de Santa Maria Maior, em Sessão Ordinária, a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela.
Da Ordem de Trabalhos constou o Período antes da Ordem do Dia; o da Ordem do Dia; e o de Intervenção do Público.
Antes da “Ordem do Dia” foram afloradas várias questões desde a referência às passadeiras mal iluminadas na Meadela e particularmente junto ao Continente, onde recentemente se deram atropelamentos, tendo um dos últimos resultado numa morte. As avarias constantes e prolongadas nos semáforos na Meadela e a informação de que a tão necessária Rotunda do Continente será brevemente uma realidade.
Neste período foi debatida uma moção apresentada pelo representante do CDS em que se criticava a ligação tardia da iluminação de Natal das ruas da cidade, rejeitada pela Assembleia com 13 votos contra e duas abstenções.
Também é de referir uma proposta apresentada pelo representante do PSD, sobre o estado de degradação a que chegou o “Convento de S. Francisco” que está ao abandono “situação em parte já sem retorno”, mas que, na opinião dos signatários da proposta, importa tentar suster, propondo que seja criada uma comissão no âmbito da Assembleia, para que eventualmente venha a criar condições para “classificação do imóvel” que é propriedade do IPVC. Uma proposta aprovada por unanimidade.
Depois de aprovado por unanimidade o novo plano anual de taxas, referido no ponto três da Ordem de trabalhos, seguiu-se o ponto quatro com a apreciação e votação relativa às Grandes Opções do Plano, o Orçamento o Plano Plurianual de Investimentos e Mapa do Pessoal para o ano 2019, que suscitou maior debate. Entre elas, rubricas que vêm de planos anteriores, como criação na Meadela de uma USF (Unidade de Saúde Familiar) ou Centro de Saúde, extremamente necessário dadas as condições da atual Extensão de Saúde da Meadela a funcionar na Casa do Povo.
Em conclusão do debate deste ponto, o presidente da União de Freguesias referiu que 2019 será o ano de recuperar o tempo perdido e que, tal como a Rotunda do Continente, que tantas vezes se falou na Assembleia vai ser uma realidade, também se espera que a USF e outros projetos referidos no plano venham a ser a realidade. O Plano mereceu aprovação por maioria, com 15 votos a favor e quatro abstenções. Os restantes pontos da Ordem de trabalhos foram aprovados por maioria.
FEIRA DA MEADELA COM LUZ VERDE PARA MUDAR DE LOCAL
Constante do ponto nove, a “discussão e votação da mudança da Feira da Meadela para a sua antiga localização”, questão debatida em várias sessões da Assembleia anteriores, foi de novo debatida a mudança da feira dominical da Meadela para o seu anterior local, na Praça Linha do Vale do Lima, questão que divide as opiniões do meadelenses. Todavia, foi, como já referimos, sufragada em programas eleitorais nas últimas eleições autárquicas e agora vê luz verde da Assembleia de Freguesias, com 15 votos a favor, cinco abstenções e nenhum voto contra.
De referir que a decisão da mudança cabe à Câmara Municipal. A unanimidade na Assembleia só não se verificou por ser considerado que não foram estudadas convenientemente outras alternativas ao atual local.
PESAR POR FRANCISCO CRUZ
Por proposta do presidente da Assembleia, Rui Viana, e subscrito por todas as forças políticas com assento na Assembleia, um voto de pesar pelo falecimento de Francisco Augusto Leite Cruz com o seguinte teor:
“Faleceu no passado dia 14 de outubro do corrente ano, o cidadão que adotou Viana do Castelo como cidade do seu coração, Francisco Augusto Leite Ferreira da Cruz e com um percurso invejável durante a sua vida.
Cidadão de Honra do Município de Viana do Castelo, atribuído na sessão comemorativa do aniversário da cidade em 1999. Foi condecorado no Dia de Portugal nas comemorações que tiveram lugar na cidade de Viana do Castelo, em 2008, com o título de comendador da Classe de Mérito Comercial.
Francisco Cruz destacou-se pelo seu entusiasmo, dinamismo e generosidade com que atuou nas diversas Instituições e Associações por onde passou, designadamente no Coral Polifónico de Viana do Castelo, onde foi seu fundador, presidente do Rotary Clube de Viana do Castelo, foi dirigente da Casa dos Rapazes e da APPACDM, entre muitas outras.
Mas onde o seu brilhantismo se destacou mais, foi na Comissão de Festas da Senhora da Agonia, à qual pertenceu desde 1963 e onde foi seu presidente e onde se manteve mais de quarenta anos.
A Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, reunida em sessão ordinária no dia 07 de dezembro de 2018, vem expressar o seu pesar pelo falecimento de Francisco Augusto Leite Ferreira da Cruz. Expressando toda a sua solidariedade à família, particularmente à sua esposa e aos seus filhos.”
J. B.