Viana do Castelo aceitou a revisão do Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública (ACEEP). Os trabalhadores passam a ter mais três dias de férias. Esta reivindicação vinha sendo feita pelo Sindicato nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL, que há dias (25 de outubro) se manifestaram em frente ao edifício da Câmara Municipal.
O autarca vianense sublinhava, Antes da Ordem do Dia, da reunião de Câmara de 19 de dezembro que “tivemos um consenso alargado e uma avaliação muito positiva”. José Maria Costa referia a compensação de três dias de férias .
A vereadora da CDU congratulava-se por este acordo. “O bolo-rei traz um brinde para todos estes trabalhadores”, referia Cláudia Marinho.
Aquando da manifestação de Outubro a dirigente sindical, Ludovina Sousa explicava as razões do protesto: “Quisemos alertar o Sr. presidente da Câmara que ano e meio para tomar uma decisão é demais. A primeira desculpa respeitamos, porque foi o período eleitoral (eleições autárquicas de 2017). Mas entretanto, as eleições há foram há um ano e há sucessivos adiamentos de reuniões de negociação. Não se percebe muito bem porquê”, revela. Acrescentando que “não nos opomos à criação de um grupo de trabalho com os outros sindicatos, mas nós é que propomos, como fez no anterior acordo para a reposição das 35 horas, primeiro negoceia connosco e depois, se entenderem por bem, contactar com os outros sindicatos, não temos nada a opor. Agora nós não temos nada de ficar à espera que os outros sindicatos, porque também não apresentam propostas. Os nossos associados não devem ser prejudicados pela inércia de outros sindicatos e inércia da Câmara”.
O STAL propõe a reposição dos 25 dias de férias e pedem ainda a dispensa dos trabalhadores no dia de funeral de parentes até terceiro grau.