Festas de Santo Amaro realizam-se em dois fins de semana

As tradicionais festas em honra de Santo Amaro realizam-se nos dias 19, 20, 26 e 27 de janeiro, sábado e domingo, na capelinha do alto do Monte de Santo Amaro, no lugar de Sabariz.

São muitos milhares de pessoas que durante os quatro dias de festa vão até à capelinha para cumprir as suas promessas. Após fazerem a romaria, deslocam-se ao bar, onde a Comissão de Festas em honra de São João, que se realiza também nesta capela, mas no mês de junho, e podem saborear um belo cabrito, acompanhado do vinho verde da região. A quantidade normalmente é insuficiente para a elevada procura.

Também daqui pode ser apreciada uma vista deslumbrante sobre o vale do Rio Lima.
No primeiro domingo, pelas 10 horas será celebrada a Eucaristia Dominical, com sermão, abrilhantada pelo grupo coral, seguindo-se a procissão até ao sopé do monte, onde se situa o cruzeiro numa magnífica e imponente massa granítica.

Na eventualidade da procissão não se poder realizar no primeiro domingo passará para o segundo.

São quatro dias maravilhosos e apelamos a todos para se deslocar até à capela de Santo Amaro para cumprir as suas promessas e conviver salutarmente.

As festas já se realizavam desde meados do século XVIII, conforme se pode comprovar na monografia de Vila Fria A Terra e a Gente, da autoria do P. Dr. Alípio Torres, onde também se refere a descaracterização do percurso outrora menos acessível, mas muito mais apelativo e condizente com a secular antiguidade.

Na referida monografia podemos observar nas fotografias publicadas o bucolismo do local.
Muitas vezes executam-se obras desdizentes da antiguidade que deveria ser respeitada, conforme refere o autor.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.