Foi este mês iniciada a empreitada de construção de uma nova rotunda situada na Rua de São Vicente, junto ao hipermercado ali situado e da Coop. de Habitação Económica,“Capitães de Abril”. O objetivo é melhorar a circulação rodoviária num dos pontos com maior fluxo de entrada na cidade. Deverá estar concluída no final do primeiro trimestre deste ano.
O projeto é da C&C Architets, numa equipa coordenada pelo arquiteto Cristiano Costa. Conforme nos confirmou fonte do Município, a construção da mesma obedece a uma contrapartida acordada com a Jerónimo Martins (Pingo Doce) que, ali próximo, vai abrir uma superfície comercial. “O valor da sua construção é, de qualquer das formas, imputado à Câmara”, acrescentou, referindo um custo na ordem dos 330 mil euros.
A obra prevê o reperfilamento de novos percursos pedonais naquela artéria da cidade, bem como a requalificação das estruturas de apoio aos transportes urbanos e o melhoramento da iluminação pública.
Durante o período de execução da obra, vão ocorrer na zona constrangimentos de trânsito, nomeadamente desvios do fluxo automóvel.
Como nos referiu José Borlido, nosso correspondente na Meadela, a rotunda é, na realidade, muito desejada por todos quantos circulam naquela via e que sentiam diariamente as dificuldades do atravessamento daquele cruzamento de vias, dada a sua complexidade, agravado pela afluência de tráfego automóvel de e para a superfície comercial.
“Esta obra deveria ter sido executada aquando da instalação do Continente da Meadela, sendo uma constante solicitação dos vários executivos da autarquia da Meadela, junto do Município”, lembra.
Acrescentando o facto de ter sido autarca local, e fala que é com “redobrado regozijo que vejo finalmente considerada uma pretensão que tem cerca de duas décadas.”
José Borlido alude, ainda, ao facto de a rotunda ir melhorar também o atravessamento da via em vários pontos, nomeadamente em frente à Capela de S. Vicente, onde tem ocorrido vários acidentes graves.Num deles, ainda recente, uma pessoa acabou por falecer.