Um guarda da GNR partiu uma perna durante uma operação de cumprimento de mandado de internamento compulsivo de um homem de 51 anos, em Mazarefes.
Segundo fonte da GNR, citada pelo JN, o incidente ocorreu na segunda-feira, de manhã, quando uma equipa mista da GNR e INEM foi buscar o indivíduo com historial “de violência doméstica, consumo de estupefacientes e problemas psiquiátricos”, para o encaminhar para uma consulta hospitalar.
Este terá “oferecido resistência, encetado fuga e, ao ser capturado, tentou agredir os elementos da equipa e acabou por ser algemado”.
Durante a perseguição e confronto com o indivíduo, um dos agentes da GNR fraturou a perna esquerda e um dos elementos do INEM ficou ferido.
Depois de serem chamados reforços da GNR, o indivíduo foi conduzido para o Hospital Santa Luzia (ULSAM), assim como os operacionais feridos durante a operação.
25 a conduzir sob efeito do álcool
Na semana finda (31 de dezembro e 06 de janeiro), no distrito de Viana do Castelo, a GNR deteve 29 pessoas em flagrante delito, destacando-se 25 por condução sob efeito do álcool.
No mesmo período, a nível de trânsito, detetou 237 infrações, destacando-se 130 por excesso de velocidade,71 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei e 13 relacionadas com iluminação e sinalização.
Registou 64 acidentes, com dois feridos graves e 25 leves.
A nível de apreensões, verificou 11 doses de haxixe, uma arma de caça e um telemóvel.