As sobre Alterações Climáticas (COP 24) – que decorreu este mês em Katowice (na Polónia) -, se debateu a adaptação às alterações climáticas, à escala do Alto Minho procura-se, desde já, mobilizar os jovens para a importância desta temática, nomeadamente através do lançamento do jogo “ECOS – ALTO MINHO adaPT” e da publicação interativa “Flora e as Alterações Climáticas”.
No “ECOS – ALTO MINHO adaPT” – jogo de estratégia subordinado à temática das alterações climáticas no Alto Minho orientado prioritariamente para os jovens a partir do 5º ano de escolaridade – os jogadores são agentes sociais que tanto podem apresentar propostas que respondem aos impactos (negativos e/ou positivos) das alterações climáticas no respetivo território (representado por ativos de natureza, comunidades e atividades), como procuram adotar estratégias de mitigação e de adaptação a fim de tornar o seu território progressivamente mais resiliente.
Para o estrato etário infanto-juvenil foi também lançada a publicação “Flora e as Alterações Climáticas”. Tendo como personagem principal uma menina de oito anos, de seu nome Flora. Esta publicação interativa pretende, por um lado, alertar para as consequências que o fenómeno das alterações climáticas acarreta nos territórios e, por outro, encorajar a adoção de estratégias de mitigação e de adaptação na tentativa de contribuir para a resolução deste problema global com repercussões à escala local.
Estes instrumentos de sensibilização ambiental estão disponíveis para ser explorados online, de forma gratuita.