Aulas regressam à Frei Bartolomeu dos Mártires

Os alunos regressaram, na última quinta-feira, início do 2º período, à Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires, depois de concluída a 1ª fase da requalificação do equipamento escolar, correspondendo a cerca de 70 por cento do total da empreitada. A segunda fase deverá estar pronta até ao verão.

A segunda fase da obra do equipamento escolar implica a modernização de pavilhões, a requalificação do gimnodesportivo e arranjos exteriores.

A nova escola, que corresponde a um investimento do Município de Viana do Castelo e do Ministério da Educação, deverá entrar em pleno funcionamento no próximo ano letivo. Continua, no entanto, a haver limitação de utilização do espaço escolar, devido à execução das obras da 2ª fase da empreitada.

A obra, no valor global de 5.3 milhões de euros financiados pelo Norte 2020, foi alvo de um acordo de colaboração entre a autarquia e a tutela para a modernização das instalações da escola, garantindo o financiamento nacional.

O projeto implica a criação de um edifício principal e também a requalificação do piso nos campos de jogos, a requalificação dos espaços existentes, dois edifícios que serão mantidos e qualificados e um pavilhão desportivo e edifício técnico. Estão previstas 28 salas de aula, sendo 19 salas normais, um gabinete de educação especial, uma sala de música, uma sala de informática, um laboratório de ciências, um laboratório de física e química, uma sala de EV e duas de EV/ET.

A nova entrada principal da escola recebeu um painel (foto ao lado) da artista vianense Paula Branco Pereira. O projeto “Trajetórias de um Frei: simbolismos e micronarrativas” implicou a execução de um painel de 5,22 metros quadrados em azulejo português, pintado à mão, em ladrilho cerâmico. No total, conta com 232 azulejos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.