Ronda Típica organiza Encontro de Janeiras

A Ronda Típica da Meadela, realiza no próximo dia 09 de fevereiro, pelas 21h30 no Salão de Festas do Centro Paroquial da Meadela o “11º Encontro de Janeiras”.

A exemplo dos anos anteriores, o Encontro de Janeiras, tem entrada gratuita e será mais uma vez um espetáculo solidário, com o objetivo de angariar géneros alimentícios, que serão doados à Conferência Vicentina da Meadela.

Este “Encontro de Janeiras” que vai já na sua 11ª edição é o culminar do cantar das janeiras de porta em porta pela freguesia, principalmente durante o mês de Janeiro. Tradição que a Ronda Típica da Meadela, reatou há alguns anos atrás, repondo uma tradição que se estava a perder e que as gerações mais velhas têm ainda bem presente, que eram essas visitas dos “grupos de janeiras” que, cantavam de porta em porta, recolhendo oferta, principalmente do fumeiro da casa, que nessa época era mais ou menos abundante numa boa parte das famílias das nossas aldeias. Nessa época, uma boa parte das famílias vivia do amanho da terra e em cada ano «na época do frio» realizava a matança do porco, para sustento da família durante todo o ano e também realizar algum dinheiro.

Como sempre tem acontecido, o Encontro de Janeiras da Ronda, foi organizado de modo a proporcionar a todos os que a ele assistirem, um espetáculo variado, num verdadeiro repositório das tradições do “Cantar das Janeiras” de várias regiões do país.

O 11º Encontro terá apresentação de Luís Guerreiro e participarão os seguintes “Agrupamentos de Janeiras”: Associação Sócio Cultural dos Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira – Viana do Castelo; Rancho Etnográfico Santiago de Bougado – Trofa; Rancho Folclórico de Mundão – Viseu; Rancho Folclórico de Zebreiros – Gondomar e ainda a Ronda Típica da Meadela. Convidamos todos os leitores a participar nesta iniciativa cultural e com cariz solidário.

A tradição mantém-se na Romaria de Santo Amaro

A Igreja celebra o dia litúrgico de Santo Amaro a 15 de janeiro. Nesse dia, pelas 18h30, na igreja Paroquial, foi celebrada uma “Missa Cantada”.

A Romaria teve lugar no domingo dia 20 de janeiro, em que o ponto alto foi a celebração da Missa Solene na igreja Paroquial, pelas 10h30, em honra de Santo Amaro. O celebrante foi o pároco, Reverendo Monsenhor Vilar.


Ao longo do dia e já no dia anterior, vimos os “Romeiros” a cumprir as suas promessas à volta da Capela dedicada a Santo Amaro, situada ao lado da igreja Paroquial. Naturalmente que já sem a expressão de outros tempos, mas ainda assim vai-se mantendo esta expressão exterior de religiosidade de muitos dos nossos Cristãos, que recorrem à intercessão de Santo Amaro para procurar ajuda para a cura das suas enfermidades.
No recinto frontal ao adro da Capela, nestes dias de romaria, encontramos sempre as doceiras, com a doçaria tradicional destas romarias, por elas confecionada, em que se destacam as ainda muito procuradas “roscas”. As vendedoras continuam a ter os seus clientes, muitos deles de há longos anos.

Refira-se que a fundação da bem conservada capela de Santo Amaro, segundo o Historiador Almeida Fernandes, no “Livro Meadela Histórica” é de tempo imemorial e que dado se encontrar degradada foi demolida no ano de 1725, sendo de imediato iniciada a sua reedificação, que terminou em 1728, sendo benzida a 01 de novembro, desse mesmo ano pelo pároco da Paróquia de Santa Cristina da Meadela, abade João de Barros, a quem coube a iniciativa da sua demolição e reconstrução, com a devida autorização Eclesiástica, e a quem, segundo a mesma notícia histórica, coube o pagamento de todas as despesas com as obras efetuadas, não tendo por isso qualquer custo para a Paróquia.

ROMARIA DE SÃO VICENTE
Realiza-se no próximo domingo dia 27 de janeiro, a Romaria de São Vicente, cuja capela se situa paralela à rua que obteve o topónimo “São Vicente”, na entrada Poente da Freguesia.
Nesse dia pelas 11h30, na capela dedicada a São Vicente, será celebrada uma Missa Solene.

No passado dia 22 de janeiro, dia Litúrgico de S. Vivente foi celebrada uma Eucaristia cantada, em louvor de S. Vicente.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.