Uma sessão solene nas instalações do Centro de Dia de Afife, deu início ao ciclo comemorativo dos 25 anos desta instituição de solidariedade da freguesia, que contou com a presença do presidente da Câmara de Viana do Castelo, a vereadora da Coesão Social, o presidente da instituição, por inerência, o pároco da freguesia, o presidente da junta e a Dr.º Manuela Coutinho, que assim presidiram à mesa da sessão.
No uso da palavra o presidente da Câmara referiu ser a primeira vez que visita o Centro de Dia de Afife e elogiou todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela instituição junto da população mais idosa da freguesia e informou que a Câmara tem procurado apoiar estas instituições dentro daquilo que são as novas exigências.
O presidente da junta de freguesia informou que são 25 anos que fazem lembrar todos aqueles que durante este tempo trabalharam em prol da freguesia e que é já motivo de referência na freguesia, enalteceu o trabalho que o Centro tem vindo a desenvolver, junto dos mais idosos, mas também dos mais novos, inseridos na programação das CSIFs. Referiu o trabalho que desenvolve, tanto nas suas instalações, como no apoio domiciliário.
O Dr. Eduardo Garrido lembrou que o ciclo comemorativo que agora se inicia vai terminar em novembro, com uma homenagem que será feita ao padre Joaquim Isaías, que foi o mentor deste projeto. Referiu que o mês de fevereiro não vai contar com qualquer atividade comemorativa, mas já em março. no dia 21, está agendada uma ação que visa envolver os idosos e os mais jovens, num projeto que designaram de “De uma árvore nasce a Vida” com o início da reflorestação do monte de Santo António. Esta ação vai envolver os alunos das escolas da freguesia e os utentes do Centro.
No dia 27 será efetuado um passeio a São Tiago de Compostela. Em maio acontece um seminário sobre “Como Garantir o Futuro da Solidariedade” e em junho, um concerto de verão. Para julho está agendado um baile convívio entre freguesias e a abertura da exposição, “25 anos de História”.
Em setembro tem lugar uma desfolhada à moda antiga, para outubro está marcado um concerto para a igreja Paroquial e em novembro no dia 24, dia do aniversário, acontece uma Missa, seguida de homenagem ao padre Isaías, uma romagem ao cemitério, um almoço convívio no Casino Afifense, com animação de Mingos Ribeiro.