Associação de Dadores apresenta Plano de Atividades

A Associação de Dadores de Sangue da Meadela, «ADSFM», realizou no passado dia 26 de janeiro uma Assembleia Geral ordinária para apresentação do relatório das atividades da Associação e Aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para o ano 2019.

Os trabalhos tiveram início com a apresentação de um voto de pesar e um minuto de silêncio pelo falecimento, recente de José Carlos Gonçalves Mesquita, membro da Direção da Associação.

Seguiu-se a apresentação de um voto de congratulação pela recente distinção do Dr. Luís Belo, presidente da Assembleia Geral da ADSM, com a atribuição do título de “Cidadão de Mérito, pela Câmara Municipal, aquando das comemorações da elevação a cidade, no dia passado dia 20 de janeiro.

No uso da palavra, o presidente da Associação, António Mesquita, que depois de agradecer a presença de todos, incluindo a presença do correspondente do A Aurora do Lima, sempre disponível para estar presente e fazer eco das nossas atividades; fez um breve resumo do trabalho desenvolvido pela Associação ao longo de 2018 (previamente distribuído a todos os sócios presentes e comunicação social); salientando as campanhas de sensibilização desenvolvidas, particularmente com os mais novos, realizadas em várias escola.

Lembrou a promessa do presidente da Câmara e do presidente da União de Freguesias de Viana, relativamente à procura de uma sede própria para a ADSFM, pois a renda da atual constitui o maior encargo económico para os parcos rendimentos da Instituição.

Referiu-se, sucintamente, ao Plano de Atividades e Orçamento para o ano 2019, destacando as rúbricas da despesa e receita, enumerando a prevista proveniência das receitas; garantindo que em 2019 a Associação continuará com o mesmo entusiasmo com que iniciaram este projeto há 22 anos, comemorados no passado dia 26 de outubro. Estarão sempre focados na dinamização da recolha da Dádiva de Sangue e Medula Óssea, cujo objetivo é contribuir para se manter as reservas suficientes, para as necessidades dos doentes.

António Mesquita informou que em 2018 tiveram 783 inscrições e 586 recolhas. Referiu também a disponibilidade em colaborar com o Hospital do Alto Minho, caso essa colaboração seja solicitada. Terminou agradecendo a todos os colegas a grande colaboração que dão à associação, apenas por dedicação a esta causa, sendo que a Associação funciona bem, quando todos colaboram e rumam no mesmo sentido.

Seguiu-se um momento da entrega do “Certificado de Mérito” e Medalha, atribuídos pelo Instituto Português do Sangue e Transplantação ao dador Dr. Paulo Alexandre Tomaz Antunes Viana. Na altura, o Dr. Paulo Alexandre, agradeceu a distinção pois sempre deu sangue, mas nunca para receber esta distinção. Por vários motivos não poderá continuar a dar sangue, mas manifestou que estará disponível para continuar a colaborar com a Associação.

O Dr. Luís Belo usou da palavra para agradecer ao Dr. Paulo Alexandre, o seu testemunho como dador de sangue e a sua presença nesta Assembleia Geral.

Referiu o facto de hoje existir um grande rigor no controlo do sangue, desde a sua colheita até que chegue ao doente, dando totais garantias.

Saudou o facto de hoje se tratar o “Plasma do Sangue” em Portugal, pois era incompreensível que se destruíssem toneladas de plasma, o que constituía um desrespeito por quem de modo altruísta dá o seu sangue, considerando que o tratamento do plasma é uma mais-valia.

Terminou louvando o trabalho da Direção e do seu timoneiro, o presidente António Mesquita, pelo excelente trabalho desenvolvido na Associação e terminou declarando ter sido uma sessão muito proveitosa, que demonstrou a grande vitalidade da Associação.

Falecimentos

Dia 01 – António Maria de Pinho Teixeira, de 77 anos de idade, residente na rua de Infesta, Meadela.
Dia 01- Jaime Rocha da Silva, de 69 anos de idade, residente na rua Sítio da Pereira, Meadela.
Dia 03 – Maria da Dores da Cunha Gomes, de 83 anos de idade, residente na rua da Bouça Longa, Meadela.
Dia 08 – Maria da Conceição Vieira da Silva, de 71 anos de idade, residente na rua Moinho de Vidro, Meadela.
Dia 14 – Maria Amélia Freitas da Silva, de 66 anos de idade, residente no lugar de Arrochal, Prado e Remoães, Melgaço – Sepultada no cemitério da Meadela.
Dia 14 – António Gomes da Silva, de 88 anos de idade, residente no Largo de Santo Amaro, Meadela – emigrante em França.
Dia 17- José de Passos Sôra Gonçalves, de 88 anos de idade, residente na rua do Montinho, Meadela.

Sentidas condolências às famílias enlutadas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.