Arrastam-se já há alguns meses as obras na igreja Paroquial de Subportela. A igreja apresentava sinais de necessitar de obras com alguma urgência.
A restauração sofrida no século passado, a meados dos anos 80, teve como missão a destruição do cemitério no exterior da igreja e a deslocação da maioria das lápides que cobriam parte do Adro.
As obras iniciadas em 2018 recuperaram a parte exterior e agora iniciam os arranjos no interior da igreja, que por serem mais delicados estão a demorar mais algum tempo.
Entretanto todos os serviços religiosos estão a ser executados no Centro Paroquial. Aos poucos as dádivas e ou ofertas da população vão cobrindo os custos que se apresentam números muito elevados que a própria fé faz duvidar.
Os números apresentados ultrapassam os 500 mil euros (160235.61€ da 1ª fase da obra, e 344400€ da 2ª fase da obra, valores já com o IVA incorporado) o que pressupõe dificuldades na angariação dos fundos necessários para esta obra. Porém estranha-se a não presença na área da obra da descrição e os valores propostos para a execução da mesma o que ajudaria a explicar o valor previsto para a execução.
A população tem criado iniciativas, como pequenas feiras, para ajudar na angariação de fundos, que pelas informações recolhidas ainda não chegam a um quinto do orçado. Diz o ditado popular que a Fé faz mover montanhas, em Subportela terá que mover milhões.