As mãos de diferentes pessoas que preparam a Romaria d’Agonia, do bordado de Viana aos pormenores dos carros alegóricos do Cortejo histórico-etnográfico, vão estar em destaque numa exposição de rua, em Viana do Castelo, com 20 painéis fotográficos que explicam como e o que fazem, homenageando assim a arte popular.
A exposição “Mãos da Romaria”, inaugurada na sexta-feira, dia 09 de agosto, estará patente ao longo do Jardim Marginal da cidade, junto ao recinto da Feira de Artesanato, e pretende enaltecer a importância das manualidades nos vários quadros da Romaria d’Agonia.
“É na arte do que é manual que assentam todos os acessórios e apetrechos que fazem a Romaria d’Agonia, desde o traje, passando pela filigrana, pelos tapetes de sal até aos tradicionais cabeçudos. Queremos, com este conjunto de fotografias e respetivo enquadramento, dar a conhecer este trabalho manual, a sua importância, e em que momentos estão presentes na festa”, explica o presidente da VianaFestas, Manuel Vitorino.
A exposição “Mãos da Romaria” apresenta uma centena de fotografias e pretende celebrar as mãos do saber-fazer e do querer viver a Romaria d’Agonia. Em cada um dos 20 painéis estará disponível um QRcode que direcionará o público para a visualização de pequenos filmes que mostram as mãos a trabalhar as diferentes artes presentes na exposição.
A exposição completa o vídeo promocional da Romaria d’Agonia deste ano, desde a preparação dos trajes, tapetes, ornamentações e danças, até à organização dos eventos, com a narração do ator Luís Lourenço, num texto que enfatiza a importância dos gestos e movimentos das mãos que dão vida à tradição.
Dezenas de pessoas naturais de Viana do Castelo e criadores destas artes manuais aceitaram participar voluntariamente e representar as mãos da Romaria no filme e na exposição fotográfica, a qual estará patente até 22 de agosto no Jardim Público de Viana do Castelo, integrada no Programa da Romaria d’Agonia.