A Comissão Política de Secção de Viana do Castelo do Partido Social Democrata promoveu na noite do dia 01 de março mais um evento no âmbito do trabalho desenvolvido em articulação com a Comissão Política Nacional e com o Conselho Estratégico Nacional.
O tema do debate foi “A Coesão Territorial” e teve como orador convidado José Silvano, secretário-geral da Comissão Política Nacional do PSD, advogado e deputado na Assembleia da República.
Durante a sua intervenção, José Silva referiu que o padrão de litoralização em Portugal continua ainda bem presente.
Eduardo Teixeira, presidente da Comissão Política do PSD Viana do Castelo, salientou que desde a primeira hora, o PSD tem vindo a ocupar-se deste tema. No que diz respeito a Viana do Castelo referiu que é urgente desenvolver uma política de fixação de pessoas; a título de exemplo, salientou que o IMI, o IRS e a derrama pagos pelos que se fixam no território vianense é muito superior ao que é aplicado pelos concelhos vizinhos e que por isso, nas últimas décadas, Viana do Castelo perdeu 5000 dos seus habitantes. Concluiu, indicando medidas efetivas para repensar as estratégias de desenvolvimento territorial, e defendeu que a fixação da população só será possível se os territórios de baixa densidade forem capazes de gerar oportunidades de emprego, o aumento da natalidade e o envelhecimento ativo.
(C.P.)