A sua apresentação deu-se no passado sábado, na Sala Couto Viana, da Biblioteca Municipal desta cidade. Com a presença do presidente da Câmara, do presidente da Comissão Executiva de Festas e da vereadora da Cultura. A apresentação deste VII volume (2ª série), onde foram publicadas 36 colaborações distribuídas por oito temas, coube a Rui A. Faria Viana, director da Biblioteca e na qualidade, também, de coordenador geral da obra, tendo por coordenador editorial Porfírio Pereira da Silva.
O livro abre com Mensagem – de Agostinho da Rocha Ferreira dos Santos, presidente da Casa do Minho no Rio de Janeiro, convidado na qualidade de Presidente da Comissão de Honra da Romaria; Apresentação – a cargo dos dois coordenadores do livro; Memória – das Festas de há 100 anos, onde se salienta o enquadramento político do sidonismo e a finalização da I Grande Guerra de 1918; no segundo texto: “Festas […] há 100 anos n’AURORA”, salienta-se as hesitações na formação da Comissão das Festas e a presença de Henrique Galvão, com apenas 23 anos, como colunista assíduo d’AURORA; Registo – de quadros da cidade desse tempo e das fainas vinhateiras do Minho; Antologia poética – teve a colaboração de poemas de vários autores; Colectânea – de vários trabalhos em textos e fotografia, sobre personalidades da época, do património, de evocação da Romaria, do traje, dos “Caminhos de S. Tiago”, cartas do Brasil, etc.; e, a terminar, Reportagem 2017 – fotográfica das festas transactas e o programa d’As Festas de 2018.
Edição Vianafestas, Viana do Castelo, Julho 2018; Design de Rui de Carvalho; impressão Felprint, de 1.000 ex., 287 pp., papel couchet 150 gr.; Secretariado Vianafestas; tel. 258 809 394; e.mail: «[email protected]».