Sábado, dia 10, o Museu de Artes Decorativas (MAD) acolhe o seminário “A imigração em Viana do Castelo”, no âmbito dos Encontros Interculturais, tendo como público-alvo a população em geral.
O seminário inicia, às 10h, com o acolhimento dos participantes e, a partir das 10h30, a programação integra um momento cultural pela Ucrânia. Às 10h40, a sessão de abertura conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e da Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira.
Às 11h10, arranca o painel I – “A imigração em Portugal: oportunidades e desafios”, seguida de apresentação do projeto da Associação Juvenil de Deão. Pelas 12h, apresentação do volume da coleção estudos OM “Migrantes, acolhimento e integração local: um estudo de caso em Viana do Castelo”.
Às 12h30, acontece um momento cultural por São Tomé e Príncipe, seguida de considerações finais com prova gastronómica de vários países.
De tarde, às 14h30 o seminário retoma com momento cultural que inclui excerto da peça de teatro “ANDORIIINHAS”, pelo Teatro do Noroeste – CDV. Às 14h50, painel II, com “A imigração em Viana do Castelo: Políticas locais de integração de migrantes em Viana do Castelo”, pela vereadora da Coesão Social, Carlota Borges.
Às 15h40, será apresentado um documentário Produzido pela Ao Norte, Associação de Produção e Animação Audiovisual – AO NORTE, terminando a tarde com momento cultural pela Venezuela e prova gastronómica de vários países.