Noites de Caxias está em cena na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda. Esta criação do Teatro do Noroeste-CDV integra as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e estará em cena até dia 28 de abril, com apresentações sexta-feira às 21h, sábado às 19h e domingo às 16h.
Dirigido por Ricardo Simões e interpretado por Marta Bonito, esta produção provocadora mergulha na história sombria de duas mulheres que enfrentaram os desafios da ditadura portuguesa. Leninha, a enigmática e temida figura feminina da Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), é o centro de uma narrativa que revela as profundezas do seu poder e crueldade, contrastando com a história de uma vítima cujo sofrimento às mãos da agente é marcado pela sua obscuridade e desconhecimento público.
Além disso, o Serviço Educativo da companhia vianense promove atividades de acessibilidade e mediação para garantir uma experiência inclusiva a todos os espetadores. Reconhecimento de Palco e Legendas em Inglês estarão disponíveis em todas as sessões, enquanto uma Conversa Pós Espetáculo está marcada para o dia 26 de abril. No dia 27 de abril, haverá Tradução Simultânea em Língua Gestual Portuguesa.