A nossa escola

As escolas são espaços plurais, servem para muitas coisas! São instituições indispensáveis ao desenvolvimento comunitário saudável, ajudam a fixar as populações e dinamizam-nas, geram emprego e, principalmente, são insubstituíveis na sua atividade principal: educar e ensinar crianças e jovens.

À semelhança das restantes escolas do país, o Agrupamento de Escolas de Monte da Ola que inclui as escolas das freguesias de Alvarães, Castelo do Neiva, Chafé, Darque, Mazarefes e Vila Fria, S. Romão, Subportela, Vila Franca e Vila Nova de Anha iniciou, no passado mês de setembro, mais um ano letivo.

A Escola Básica de Mazarefes (EB1 e JI), a nossa Escola, é frequentada, presentemente, por 97 alunos, dos quais 50 são crianças do pré-escolar (dos 3 aos 5 anos) distribuídas por duas salas de Jardim de Infância, sendo duas as educadoras de infância titulares e duas as assistentes operacionais que apoiam a atividade pedagógica.

No 1.º ciclo contam-se 47 alunos pertencentes a três turmas com três docentes em exercício e uma assistente operacional para assegurar o funcionamento dos espaços e garantir o apoio às salas de aula e aos respetivos professores. O serviço das refeições escolares é assegurado por duas cozinheiras e o apoio de uma tarefeira. O jardim de infância dispõe do serviço de Apoio à Família, entre as 15h30 e as 18h30, frequentado por 38 crianças. Este serviço tem um cariz menos estruturado e formal e pretende promover a fruição de experiências diversificadas e atividades estimulantes, tirando partido do espaço exterior da escola. É dinamizado por uma animadora, uma assistente operacional e uma tarefeira. A EB1 proporciona atividades como Música, Atletismo e Natação. As Atividades de Enriquecimento Curricular estão vocacionadas para a Atividade Física e as Artes.
Segundo descreve a coordenadora da escola, Carmo Cunha, a nossa Escola tem “privilegiado uma articulação estreita com as famílias e a comunidade.

As suas iniciativas passam bastante por essa parceria, a saber: vivência da Semana da Alimentação com a participação das famílias; Natal e Campanha Solidária “Vamos multiplicar Afetos” apelando à generosidade das famílias e comunidade; Visita de Estudo ao Porto para assistir ao espetáculo de Circo no Coliseu; Desfile de Carnaval pelas ruas da freguesia; Semana da Família com atividades destinadas aos pais e a avós; comemoração da festa de final de ano com toda a comunidade escolar”. A EB1 implementa o Projeto “Já sei Ler” em articulação com as famílias, no âmbito da prática da leitura em família. O jardim de Infância tem desenvolvido o Projeto PASSEzinho ligado à educação alimentar e promoção da saúde e que conta com o envolvimento dos pais e parceria do Centro de Saúde de Darque. O Projeto Algodão Doce, voltado para a educação para os afetos, tem sido implementado com as crianças em contexto educativo e em paralelo com as famílias, em formato de trabalho de Focus Group com a parceria do Gabinete de Atendimento à Família – Viana do Castelo.

Ano após ano, as Associações de Pais e Encarregados de Educação têm sido uma valiosa parceira nesta comunidade escolar, motivando, apoiando, colaborando em todo o trabalho pedagógico realizado e sempre em prol da qualidade da escola e bem-estar dascrianças. Neste âmbito, a associação que, entretanto, termina os seus dois anos de atividade, apresentou em assembleia geral, na última sexta-feira, dia 04 de outubro, as contas que revelam o sério empenho na angariação de fundos que permitiu, entre outras coisas, deixar para património escolar um armário de grandes dimensões, uma coluna de som, cabides e bancos corridos e, ainda, um conjunto de catorze catres empilháveis para benefício das crianças na hora da sesta.

A nossa Escola segue como um bom exemplo entre as demais, porém sendo um organismo vivo e dinâmico, vai sempre deparar-se com necessidades emergentes, que continuarão a impulsionar a atuação da comunidade escolar. Como sublinha a coordenadora: Temos um sonho que ainda não conseguimos concretizar – a requalificação do recreio da nossa escola. Este sonho tem sido alimentado com a motivação das nossas crianças, o poder do foco da equipa docente e a persistência da Associação de Pais e autarquia local. Desejamos muito transformar esse sonho numa conquista!

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.