“A Romaria é Nossa” é o título da mostra fotográfica que Victor Roriz ontem, ao final da tarde, inaugurou na Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, na Rua de Aveiro, em Viana do Castelo.
Composta por 24 fotos da Romaria da Senhora d’ Agonia, obtidos no espaço de quatro décadas, ali permanecerá até 30 de setembro.
Segundo nos referiu Victor Roriz, tudo partiu de uma proposta da própria Fundação e que passa, também, pela aquisição, por parte desta, do espólio exposto. Tudo relativa a uma romaria que é “Nossa” no sentido de pertencer a todos os que a vivem quer sejam de Viana do Castelo, quer os que se dirigem a esta cidade para a viver na sua plenitude.
No espaço de várias décadas, Roriz afiança que a romaria, a nível de imagem, permanece
praticamente inalterada, num respeito exemplar pela tradição. A título de exemplo, aponta o caso de já ter fotografado uma senhora de 70 anos e outra de apenas 15, em que a indumentária é praticamente a mesma.
Victor Roriz é de uma família de fotógrafos – seu avô e pai eram destacados mestres da fotografia na capital alto-minhota. Por isso, aproveita para também expor algumas das máquinas fotográficas que eles usaram, bem como uma foto de seu pai, obtida há nove décadas, de uma menina trajada à vianesa, tal como ainda se verifica hoje em dia.
Na inauguração da mostra estiveram presentes, entre outros, o vereador da Cultura, Manuel Vitorino; a presidente da Assembleia Municipal, Flora Silva; e o presidente da AEVC, Manuel Cunha Júnior.