O profano e o religioso convivem e dão a verdadeira imagem da dimensão cristã da Romaria de Santa Marta. No seu equilíbrio, mutuamente se complementam para comporem o ‘mosaico’ de cada edição.
A devoção e louvor à padroeira, com efeito, também fazem parte da tradição. E que tradição!… Pondo de lado a ação, que é muita, fiquemo-nos pela decoração. E se esta, na parte externa da igreja paroquial, como por todo o Minho, em competição com a ornamentação do recinto se ‘veste’ de luz e cor, a parte interior sempre constitui uma obra de arte, fruto do empenho e imaginação de um grupo de mulheres devotas, que vão ao encontro do tema central de cada festividade.
E, se o tema de 2019 foi a “Melodia na Romaria”, então, num cenário de homenagem à música, optaram pela evidência da Clave de Sol, pretendendo, com o seu simbolismo, que cada um encontre uma mensagem e nela medite. Se, pela música, os festeiros se encontraram com a história através do cortejo, na igreja, pela mesma música, descobriram diferentes caminhos de se encontrarem com Cristo.
Como exemplo da riqueza do seu trabalho, reproduzimos, com a devida vénia, uma reflexão que nos oferecem com a decoração da tribuna: «Na liturgia cristã, Jesus Cristo é a Luz da Vida tornando-se no Sol que alimenta a vida e afasta os cristãos das trevas.
A feliz analogia entre a clave de sol e a representação de Jesus Cristo como sendo o Sol e a Luz da Vida, transformam toda a tribuna num hino à vida e naquilo que Jesus Cristo espera de nós como cristãos, indicando-nos o caminho para vivermos em comunhão com Ele.
O sacramento do Batismo é o fundamento de toda a vida cristã e a chave da porta da vida em Cristo abrindo o acesso aos demais sacramentos. Assim, a Clave de Sol representada na tribuna deste ano não é mais do que a firme representação da chave cristã para podermos viver a nossa vida da forma como Ele nos ensinou. O branco dos cravos que representa uma folha de papel, onde o pentagrama musical, simbolizado pela cor rosa, é desenhado, transforma toda a tribuna numa pauta musical e na representação da Luz da Vida, que é Jesus Cristo.
Por último, os sete degraus da tribuna simbolizam as sete notas musicais e o ponto de partida para fantásticas melodias que muitos dizem ser a voz de Deus, ecoada através dos sete sacramentos.»
Na envolvente do presbitério e capela-mor, sete bolas em frente do ambão representavam as sete notas musicais e os instrumentos musicais como o piano, o contrabaixo e o violoncelo, foram referenciados como «os fiéis embaixadores de todos os instrumentos musicais que com as suas sonoridades e particularidades, nos fazem muitas vezes sonhar com as mais belas melodias que ouvimos.»
Compõem o cenário, a ornamentação do belo crucifixo e da pia baptismal. Por último, uma lira, com sete cordas «que simbolizam as sete notas musicais e os sete sacramentos da liturgia cristã». As nossas felicitações.