A tradicional visita pascal voltou

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia, ainda que não em total plenitude, foi retomada a vivência da “Semana Santa” e Visita Pascal. 

As cerimónias tiveram início na quinta-feira Santa, com a cerimónia do Lava-pés em que o nosso pároco, a exemplo de Cristo, lavou os pés a 12 jovens da paróquia. 

Na Sexta-feira Santa realizaram-se as cerimónias da Paixão do Senhor, com a Adoração da Cruz, uma cerimónia sempre emotiva para os Cristãos, pelo significado que a própria Cruz de Cristo encerra para os crentes do mundo inteiro.

A Vigília Pascal teve início às 21 horas, com o acender e Bênção do “Lume Novo”; a que se seguiram todas as cerimónias próprias da Vigília Pascal, que terminaram com a Eucaristia, em que na homilia o nosso pároco Monsenhor Vilar, depois de refletir sobre as Leituras Bíblicas proclamadas e o Evangelho, enalteceu a sua alegria, pela presença de tantos adolescentes e jovens, fazendo-lhes o convite para que continuem a vir à Eucaristia dominical. 

De referir que todo o serviço do Altar foi feito por jovens; acólitos, ceroferários, turíbulo e proclamação do Precónio Pascal.  

 

Compasso pascal

Após dois anos de interregno devido à pandemia, cumpriu-se  a tradição de vários anos, de a Junta de Freguesia da Meadela (União de Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, receber em domingo de Páscoa, a Visita Pascal, abrindo as portas da sua sede no edifício “Martins Viana. 

Pelas 12horas, a presidente da União de Freguesias, Dr.ª Helena Brito e restantes membros do Executivo, receberam o reverendo Monsenhor Vilar, nosso pároco e as cruzes com os respetivos grupos de leigos, a que se juntaram todos aqueles que quiseram estar presente para a tradicional visita pascal.

Na sala da Assembleia, os Grupos do Compasso posicionaram-se por toda a sala, sendo proclamadas as “Leituras Bíblicas” e foi feita uma saudação à Cruz, dado que o Beijo na Cruz ainda não é recomendado. A terminar, os grupos entoaram, em uníssono, um cântico apropriado à Ressurreição de Cristo, que são cantados na visita pascal.

No final, depois da despedida feita por todos os grupos, a presidente da autarquia, Dr.ª Helena Brito, agradeceu ao Monsenhor Vilar e a todos os presentes a visita à Junta de Freguesias, pois assim mantém-se uma tradição de há vários anos.

Na segunda-feira de Páscoa, muita gente dirigiu-se para o adro da igreja paroquial para receber as cruzes e assistir ao encerramento da Páscoa 2022 na nossa paróquia. Esta situação foi interrompida nos últimos dois anos devido à pandemia. 

Terminada a Visita Pascal, pelas 19horas, no lugar da Cova foi organizado o cortejo com os grupos da Visita Pascal, acompanhados pelo nosso pároco, Monsenhor Vilar, em que se integrou a fanfarra dos Escuteiros da Meadela. 

No adro da igreja paroquial, esperavam as Cruzes um elevado número de pessoas. Com aquelas perfiladas em frente à igreja, os clarins da Fanfarra dos Escuteiros, saudaram todos em continência.

Seguiu-se uma Eucaristia de Ação de Graças. Numa breve homilia da missa, foi salientada a generosidade de tantos que nestes dois dias se deram generosamente num serviço de amor à Igreja do Senhor Jesus.

Tal como há 38 anos em que a visita Pascal na Meadela, passou a ser feita exclusivamente por leigos, estiveram envolvidos cerca de 130 leigos, predominantemente jovens, que vem correspondendo ao apelo do nosso pároco, facto que nos deixa a certeza de que esta milenar tradição do Compaço Pascal de casa em casa, vai continuar na nossa Paróquia.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.