A28: autarcas reúnem com ministra

O

s autarcas do Alto Minho reuniram-se, esta segunda-feira, com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e pediram um tratamento “justo e igualitário” para a A28, na questão da exclusão da autoestrada da redução de 30% nas portagens de várias ex-SCUT.

Em nota enviada à Imprensa, fonte da CIM do Alto Minho refere que a A28 desempenha um “papel crucial” no Alto Minho, “ligando a região à cidade do Porto e servindo um território de baixa densidade com características de interioridade”. Além disso, a autoestrada possui um “caráter transfronteiriço, conectando-se à vizinha Galiza”Além das preocupações com as portagens, os autarcas apresentaram outra “reivindicação fundamental”, pedindo a deslocalização do pórtico do Neiva, um ponto de cobrança de portagens na A28 que tem gerado “controvérsia e descontentamento” na comunidade local.

A ministra da Coesão Territorial comprometeu-se a levar estas questões ao conhecimento do Governo, segundo a CIM.

Para os autarcas do Alto Minho, este compromisso representa um “passo significativo na procura por soluções que possam beneficiar a (…) região”.

Esta reunião ocorreu no final da cerimónia de contratualização para a reposição de equipamentos e infraestruturas municipais danificados pelas cheias e inundações de dezembro de 2022 e janeiro de 2023, que decorreu nas instalação de Ponte de Lima.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.