Aberta passagem pedonal superior sobre a EN 13 em Vila Praia de Âncora

A população do lugar da Póvoa, em Vila Praia de Âncora, já pode aceder à parte poente da
Vila em segurança, devido a passagem pedonal superior sobre a EN 13 ter sido aberta.

A obra vem retirar do isolamento cerca de uma centena de habitações localizadas a poente da Estrada Nacional 13 e estabelece um atravessamento seguro da via. A travessia foi preparada desde 2014 e integrada numa obra mais vasta, a reabilitação urbana da Sandia e Vista Alegre, que teve já a concretização de diversos arruamentos e infraestruturas que beneficiaram grande parte da zona norte de Vila Praia de Âncora, correspondendo a um investimento global superior a um milhão de euros.

O Presidente da Câmara, Miguel Alves, lembrou a pessoa que idealizou a travessia, o antigo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Guilherme Lagido, entretanto falecido.

A Ação de Reabilitação Urbana – Sandia – Rede Viária e Espaço Público, Acessibilidade a Pessoas com Mobilidade Reduzida, uma obra estruturante e muito desejada pelos ancorenses, compreendeu duas fases. A ação foi delimitada a norte: pelos topos das ruas 25 de Abril e da Póvoa; a sul pelas ruas Júlio Dinis Eça de Queiroz, da Vista Alegre, de Pardinheiros até à rua de Gontinhães; a poente pelas ruas Luís de Camões e de Gontinhães; e a nascente pela rua da Póvoa, parte da rua 25 de Abril e parte da atual EN 13.

Este foi um investimento financiado pelo FEDER em 85%, sendo a restante quantia suportada pelo Município de Caminha.
A empreitada foi financiada por duas candidaturas denominadas “Rede viária e espaço publico (Sandia)” e “Acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida (Sandia)”, submetidas ao Aviso Planos de Ação de Regeneração Urbano do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE2020. Com esta obra, o Município conseguiu promover a qualificação do ambiente urbano, do espaço público e das vivências por ele proporcionadas, através da melhoria do desenho e do mobiliário urbano, da pavimentação de arruamentos e passeios, da introdução de elementos arbóreos, da eliminação de barreiras arquitetónicas e visuais.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.