Acesso ao Caminho da Mamoa

Com vista da nova ponte sobre a via para o porto de mar encontra-se, agora, a entrada para o multisecular Caminho da Mamoa no sítio da Portela, no lugar do Lordelo.

É um ponto importante para todos aqueles que pretendam aceder aos terrenos envolventes. Contudo, deveria ser asfaltado o mais urgente possível antes que as chuvas outonais agravem o estado atual do piso em terra batida, pela inexistência de regos para as águas pluviais em ambas as margens.

O Caminho da Mamoa é uma via ancestral onde passavam carros de bovinos, porém, doravante, circulam veículos agrícolas e outros, sendo também por excelência um ótimo caminho para ciclistas e caminhantes que assiduamente por lá passeiam por entre a paisagem verde dos pinhais.

É bom saber que a toponímia do Caminho da Mamoa faz referência à existência de uma Mamoa e uma Cista ou Xista, monumentos funerários do período neolítico e do calcolítico, situados a sul da nova ponte e distantes de algumas dezenas de metros a norte do dito caminho, no lugar do Lordelo.

Este património histórico devia ser recuperado e preservado para o bem cultural das gerações vindouras. Quanto à necrópole de São João de Ester, situada no caminho do mesmo nome, a 300 metros a norte da nova ponte, deveria também ser preservada, de modo a poder ser divulgada em roteiro turístico.

A execução desta nova estrada com mais de oito quilómetros entre a rotunda de São Romão de Neiva e a Alameda do Cabedelo na EN 13-5, em Darque, levou um pouco mais de dois anos a concretizar. No entanto, esta é uma importante via orientada para o futuro e o bom desenvolvimento da nossa bela região, além de também valorizar todos aqueles terrenos que ficaram com acesso ao longo de ambas as margens.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.