A Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) lançou o desafio à coordenação do curso de design do Instituto Politécnico de Viana (IPVC) e foram colocados “luminárias” em algumas ruas de Viana para assinalar o “Halloween”.
Os alunos do 1º ano do Mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram desafiados a criar sistemas de iluminação exterior para várias ruas e praças da cidade de Viana do Castelo sob o tema do Dia das Bruxas. “Luminárias de Halloween” é o título deste projeto que tem como parceiros a Associação Empresarial de Viana do Castelo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a empresa Norteled.
Para sábado, na Praça da República, está agendada, para as 17h45, uma queimada galega e um momento musical pelo GEA – Grupo Etnográfico da Areosa. Esta atividade está dependente das condições meteorológicas.
No domingo, dia 31 de outubro, às 21h, a Associação ArtMatriz vai desafiar, nas instalações desta, na rua da Bandeira, os vianenses e visitantes para jogos de tabuleiro.
“A festa do Halloween, que se realiza a 31 de outubro, deu o mote para o desenvolvimento de luminárias que simbolizam o tema e que pretendem proporcionar momentos de convívio e interação”, justifica o coordenador do mestrado, João Martins. Com este projeto, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Laboratório de Projeto Integrado, pretende-se “oferecer experiências de luz e de forma ao público visitante gerando novos estímulos e novos fluxos de pessoas para os lugares onde estão implementadas, valorizando-os”, sublinha o docente.
Numa primeira fase, acrescenta João Martins, “o projeto incentivou os estudantes a construírem uma reflexão crítica sobre a temática através do trabalho em laboratório”. Este modelo, “facilitador da aprendizagem”, permitiu que os estudantes se envolvessem na experimentação prática, conduzindo-os até à definição dos projetos a executar. Numa segunda fase, os alunos acompanharam a produção e realizaram um trabalho de campo que consistiu no acompanhamento da implementação das suas soluções de iluminação pelas ruas e praças da cidade.