Afinal houve romaria em ano de pandemia

Aconteceu no passado verão onde a pandemia com todo o seu rigor ainda imperou, onde a nossa querida e carismática Romaria da Senhora d’Agonia sofreu grandes cortes na sua programação devido à dita pandemia, resultando no adiamento da mesma por mais um ano, mas em contrapartida houve uma outra “romaria”, a qual ninguém promoveu e muito menos subsidiou, mesmo sem ostentar Santo ou Santa foi uma grande romaria aqui para estas bandas desta encantadora freguesia a norte de Viana do Castelo, à qual temos o privilégio de pertencer. Estamos a falar como bem depreendem de Carreço desta terra maravilhosa que encanta nas mais variadas situações.

Pois bem caro leitor, foi precisamente em Carreço no ano pandémico de 2021, onde foram semeados dois campos de girassóis um na veiga de “Trás Ínsuas” e outro na de “Mamo”, os quais depois de terem florido motivaram uma autêntica romaria, pois tantas foram as visitas feitas, em especial ao enorme campo de girassóis, na veiga de “Mamo”, ali mesmo a confrontar com a Avenida da Praia, do lado esquerdo de quem se dirigia para a praia.

Sem dúvida alguma foi uma infinita romaria ao longo de todos os dias em que a mãe natureza nos proporcionou aquele quadro único de cor e beleza ambiental, com características contagiantes e excecionais para inspiração dos artistas para registarem o momento certo, sim porque fotografar mais não é do que a arte de registar um momento no tempo certo.

Então questionamos nós, quantos momentos foram registados nesta autêntica romaria dos girassóis? Será com certeza um número que nem por sombras imaginamos. Só quem teve o privilégio de observar aquele vai vem constante de tantos artistas anónimos embriagados pela natureza, ao longo das bermas do campo, que em todos os sentidos se deslocavam para obter o melhor momento e na melhor hora. Pois bem ficaram como testemunho desses frenéticos movimentos de calcorrear, tanto para lá como para cá, trilhos perfeitos e bem ensaiados que se puderam observar por muito mais tempo. Muitas das fotografias, obtidas pelos romeiros dos girassóis, são espetaculares, todavia não promovemos nenhum concurso para obter a melhor fotografia da “Romaria dos Girassóis de Carreço”, no entanto a fotografia que acompanha este trabalho foi-nos cedida pelo nosso amigo e artista Abílio Azevedo.

A referida fotografia quanto a nós seria bem legendada por exemplo assim, “Montedor atapetado de oiro”, sim porque o artista partiu do campo de girassóis de amarelo de oiro e enquadrou-o com toda a vertente sul do belo lugar de Montedor, encimado este com o seu ex-líbris, o centenário farol de Montedor, assim sendo todo o conjunto registado forma um belíssimo quadro digno dos nossos maiores encómios.

A todos os artistas que deram o seu melhor para a obtenção da sua melhor fotografia dos girassóis, vai a nossa admiração e bem haja por darem luz a estas belezas com que a natureza nos obsequiou, pois por muitas vezes não sabemos ou não queremos tratar com o devido respeito que ela merece. Certamente num futuro, não muito distante, aparecerão por aí publicados os belos girassóis desta que foi a grande romaria dos girassóis de Carreço, mas não posso terminar sem dizer o que me vai na alma, não lhes troquem o nome como agora tem sido uso em dar a paternidade do que é nosso, de Carreço, a terceiros.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.