Agostinho dos Santos (1944 – 2022)

Na madrugada do último sábado, faleceu no Rio de Janeiro o presidente da Casa do Minho, Agostinho dos Santos, aos 78 anos, vítima de doença súbita.

Diversos responsáveis da comunidade portuguesa, deputados e autoridades, manifestaram o pesar pela sua morte. O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal também divulgou uma mensagem lamentando a perda da comunidade luso-brasileira

Em Viana do Castelo, Valdemar Cunha, o líder do grupo AVIC, considera que o Santoinho “sofreu mais uma profunda tristeza com a perda de um dos seus mais dedicados e ilustres amigos, o embaixador da alegria e do arraial minhoto por terras do Brasil”. O empresário lembra o pai já falecido e, agora, “o nosso comum amigo Agostinho”. Conforta-o a “sorte de os ter abraçado como exemplos de vida e fontes de inspiração. E, com muita imaginação, retratamos a festa de Santoinho na Casa do Minho”. Desde já, “fica o compromisso para com todos de que, tal como ele dizia sempre, a festa tem de continuar”.

Agostinho da Rocha Ferreira dos Santos nasceu em 10 de agosto de 1944 em Quinta de Valverde, Tendais, Cinfães do Douro. Chegou ao Rio de Janeiro no dia 20 de abril de 1959 com a mãe e os irmãos mais novos, na “cidade maravilhosa” já vivia o  pai e a irmã mais velha. 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.