A mais recente empresa de gestão e distribuição de água em Viana e em mais seis concelhos do distrito (Valença, Paredes de Coura, Caminha, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez e V. N. Cerveira) está a apresentar aos trabalhadores municipais quais as condições contratuais. O autarca vianense anunciou ainda que a sede ficará na capital de distrito e haverá postos de atendimento em cada um dos restantes concelhos.
José Maria Costa explicou, aos jornalistas, no final da reunião camarária de 04 de setembro, que o contrato de gestão da empresa foi assinado em julho. Seguem-se os contactos com os trabalhadores. Em Viana vai-lhes ser dada a possibilidade de se manterem afetos aos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico (SMSB) ou então iniciarem um vínculo contratual com a nova empresa, com a transferência das condições contratuais e da avaliação de desempenho do anterior contrato.
“O importante é que façamos este processo seguir com passos muito seguros e sempre com passos certos. Este tempo permitiu consolidar toda esta estrutura e agora fazer o contacto com os trabalhadores”, salientava. Recorde-se que em Viana são cerca de 200 os trabalhadores.
As primeiras faturas da nova entidade deverão ser emitidas até ao final de 2019. José Maria Costa destacava os investimentos da Águas do Alto Minho (AAM) de 70 milhões de euros nos próximos dez anos e de mais de 200 milhões até ao final da concessão.