Águas do Alto Minho garante qualidade da água

As Águas do Alto Minho e Águas do Norte garantem a Qualidade da Água para consumo humanonas freguesias de Vila Praia de Âncora, Moledo e Vilarelho, depois da identificação dos casos de legionella.

“A Águas do Alto Minho, SA, enquanto Entidade Gestora do Sistema de Abastecimento de Água em baixa que serve as freguesias de Vila Praia de Âncora, Moledo e Vilarelho está a acompanhar em colaboração com a Autoridade de Saúde, a situação de ocorrência de alguns casos positivos de doença dos legionários em residentes das mesmas freguesias, no sentido da identificação da(s) causa(s), controlo e mitigação da(s) mesma(s)”, refere fonte da empresa em comunicado.

A empresa está ainda a realizar “múltiplas análises a diversos parâmetros da qualidade da água, com recurso a laboratórios externos acreditados, parâmetros que incluem a pesquisa e quantificação periódica de bactérias”.

Fonte da Águas do Alto Minho e a Águas do Norte informa que “não existem quaisquer registos positivos dos agentes Legionella no histórico de resultados, tanto os mais recentes, como no restante ano 2023”. O delegado de Saúde do Alto Minho, Luís Delgado, disse na sexta-feira à Lusa que o surto de legionella estava “restrito”, ao passo que 12 colheitas para apurar a origem da bactéria foram enviadas para o Instituto Ricardo Jorge, no Porto.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.