Alta velocidade entre Portugal e Espanha deve estar na agenda da Cimeira Ibérica

Com o aproximar da Cimeira Ibérica, a realizar-se em outubro em Viana do Castelo, a região da Galiza e norte de Portugal aponta as ligações ferroviárias de alta velocidade como uma prioridade a estar em cima da mesa para os dois países. O estatuto do trabalhador transfronteiriço, melhorias nas estradas e uma nova ciclovia na ponte que liga Salvaterra a Monção são outras das propostas defendidas.

Durante a visita do vice-presidente do governo autónomo da Galiza, Diego Calvo, à sede do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal (AECT), em Vigo, esta segunda-feira, foram dadas a conhecer as principais propostas que a região gostava de ver discutidas na Cimeira Ibérica, em Viana do Castelo.

Na reunião entre Diego Calvo e Nuno Almeida, diretor da AECT Galiza – Norte de Portugal, ficou estabelecido que a proposta da ligação ferroviária de alta velocidade entre Vigo, Porto e Lisboa vai ser a prioridade da região durante a próxima Cimeira Ibérica. Pela importância que a ligação tem para a região, a AECT espera “desenvolvimentos por parte do Governo de Lisboa, na modernização e eletrificação, bem como a construção da saída sul de Vigo”. O agrupamento conta ainda com garantias do bom funcionamento do “Comboio Celta” que faz a ligação entre Vigo e o Porto.

Atualmente, não existem ainda ligações de alta velocidade entre Lisboa e Porto ou entre Porto e Vigo, mas o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, já apontou o ano de 2028 como o prazo de conclusão destas ligações ferroviárias.

Durante este mês de setembro, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, vai reunir com a sua homóloga espanhola, Raquel Sánchez, para debater a retoma da circulação do comboio noturno Lusitânia (Lisboa-Madrid), interrompida durante a pandemia. Os ministros encarregues da pasta das ferrovias ibéricas vão ainda aproveitar o encontro para discutir as ligações de alta velocidade entre os dois países a concretizar ao longo desta década.

Fonte: Notícia JN

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.