“Altas ondas e performances top” marcaram a 3.ª etapa do CRSN em Viana do Castelo

Núria Maganinho, em sub18 feminino, Maria Silva, em sub16 feminino, Lucas França, em sub14, e Duarte Rego, em sub12, foram os grandes vencedores da 3.ª etapa do Circuito Regional de Surf do Norte, que se realizou, há dias, na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo.

 Segundo Diogo Marques, diretor técnico da prova, esta competição registou excelentes condições de ondas e um elevado nível de surf apresentado pelos atletas. “Teve as melhores ondas do circuito e performances top.”

 Teresa Pereira, atleta do Surf Clube de Viana (SCV), terminou em 2.º lugar na final sub18 feminino. Foi-lhe assinalada uma interferência que cortou em 50% a sua segunda onda pontuada. Núria Maganinho, da AON, venceu esta categoria. Em 3.º ficou Miriam Julião, da ASV, e em 4.º Matilde Baptista, da CPS.

Núria Maganinho ficou contente com a sua prestação. “Voltámos a ter em Viana boas ondas e bom tempo. E correu bem: um 1.º lugar em sub18 e um 3.º em sub 16”, disse.

 Maria Silva, da AME, venceu em sub16 Feminino, seguida pela atleta da casa Teresa Pereira, por Núria Maganinho e por Miriam Julião.

 Maria Silva sublinhou que esta etapa “teve ondas incríveis. Foi a primeira vez que fiz um nove e consegui logo dois.”

 Teresa Pereira, nesta 3.ª etapa, conquistou dois segundos lugares, um em sub 16 feminino e outro em sub18 feminino. Considera que, este fim de semana, conseguiu mostrar o seu surf. “Na final sub16, estive a ganhar, mas a Maria com uma onda virou o resultado. Em sub18, também fiquei contente com a minha prestação”.

 Na 1.ª etapa deste Circuito, em Aveiro, Teresa subiu ao 1.ª lugar do pódio em sub16 e foi às meias-finais em sub18.

 Recentemente, esta atleta do SCV, que se sagrou vice-campeã nacional em sub16 no ano passado, foi chamada à equipa nacional.

 Lucas França, da AON, ocupou o 1.º lugar em sub14, seguido do colega de equipa Guilherme Moreira, de Heitor Ribeiro, da AME, e de Guilherme Caetano, da ASA.

 Para Lucas França esta “competição correu muito bem. Consegui fazer muitas ondas boas e acabei por ganhar.”

Duarte Rego, do CSCabedelo, subiu ao primeiro lugar do pódio em sub12. Em 2.º lugar ficou Heitor Ribeiro, em 3.º Sebastião Neves, da ASA, e em 4.º Levi Forst, também do CSCabedelo.

 Segundo Duarte Rego, a prova correu bem e conseguiu ganhar ao Heitor.

 Para João Zamith, presidente do SCV, além de Viana ter mostrado mais uma vez ser um grande spot de surf com ondas de grande nível, o facto da organização ter uma estrutura amovível que permite adaptar os campeonatos às ondas, potencia bons espetáculos. “Esta flexibilidade existe, pois temos uma excelente equipa por trás”.

 Segundo João Zamith, durante esta prova deu para sentir um sentido de comunidade crescente, com respeito, diversão e partilha entre clubes, treinadores, atletas e pais, “o que é muito importante nestes escalões de formação. Muitos destes atletas são filhos de surfistas, muitos deles também atletas. Muitos encaram o surf, além da vertente desportiva, como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, familiar e ambiental”.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.