No dia 24 de julho, às 22h, na Escadaria do Museu dos Terceiros, concerto Laureados do X Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho e do I Concurso Internacional de Canto do Alto Minho | Academia de Música Fernandes Fão, inserido no Festival Percursos da Música.
Vasco Gonçalves – Trompa
Iniciou a sua jornada musical aos 10 anos, quando descobriu a Trompa, instrumento que começou a aprender e que, até hoje, continua a explorar pelas suas incríveis e versáteis capacidades. Os seus estudos musicais começaram na Academia de Artes de Chaves, sob a orientação da Professora Filipa Jordão. Ainda na AAC, posteriormente, frequentou o curso de Instrumentista Profissional com o Professor André Pinheiro. Concluiu a licenciatura em Trompa e o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho, na classe do Professor Bruno Rafael. Ao longo da sua carreira, colaborou com diversas orquestras sinfónicas, incluindo a Orquestra de Guimarães, a Orquestra Ensamble, a Orquestra Con Spirito a Orquestra do Património, a Orquestra Inês de Castro, a Orquestra do Norte, a Orquestra das Beiras, a Orquestra Sinfónica do Algarve, a Orquestra Sem Fronteiras entre outras. No que diz respeito a bandas e grupos de sopros, mantém uma colaboração regular com a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves e a Banda Musical de Loivos, onde conquistou prémios a nível nacional e internacional. Enquanto solista, em 2018, foi distinguido com o 3º lugar no Concurso Terras de La Salette, na categoria Júnior. No ano seguinte, alcançou o 2º lugar no mesmo concurso, mas na categoria Sénior. Recebeu ainda uma menção honrosa no concurso Sopros do Minho, na categoria Sénior de Instrumentos de Sopro, bem como o 3º Prémio no Concurso de Jovens Trompistas, também na categoria Sénior. Recentemente, conquistou o 1º Prémio no Concurso Terras de La Salette 2023, na categoria Sénior. Ao longo da sua formação, teve a oportunidade de participar em diversas masterclasses, tendo como professores ilustres nomes como Bernardo Silva, Nuno Vaz, Paulo Guerreiro, Luís Vieira, Ivan Kucera, Will Sanders, Herman Jeurissen, Nury Guarnaschelli, Abel Pereira, Matias Pinera, entre outros.
Vasyl Tsanko – Piano
Natural da Ucrânia, começou os seus estudos musicais aos nove anos. É licenciado em Composição, Instrumentação e Tecnologias de Informação Musicais pela Academia Nacional de Música da Ucrânia e mestre em Ensino de Música (variante – Piano) pela Universidade de Aveiro, onde estudou na classe de Álvaro Teixeira Lopes, tendo obtido a classificação máxima ao defender a dissertação “O uso das técnicas expandidas no início da aprendizagem de um instrumento: o caso particular do piano”.
Durante o seu percurso musical apresentou-se em palco em vários países, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Ucrânia, Lituânia, Eslováquia, Hungria e Arménia.
Ativamente promove e interpreta música recém-escrita, atuando a solo e como pianista colaborador, na qualidade do qual acompanhou laureados de numerosos concursos, tais como Prémio Jovens Músicos, Prémio Ilda Moura, Concurso Nacional Jovens Clarinetistas ClarMeet, Eixo Atlântico, Paços Premium, Concurso Internacional de Sopros de Alto Minho e Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro de Oliveira de Azeméis entre outros.
Forma um duo baseado em Aveiro com o clarinetista Samuel Marques, tendo atuado, desde 2021, em ciclos de concertos e espetáculos promovidos por entidades públicas e privadas. Frequentemente colabora com o coro de câmara Voz Nua, a Orquestra Filarmonia das Beiras, o Ensemble DME e, também, a Orquestra da Costa Atlântica. Atualmente, é pianista acompanhador na Jobra e na Academia de Artes de Chaves.