No dia 26 de fevereiro, 267 alunos da Escola de Barroselas, acompanhados por professores e três assistentes operacionais foram a Viana do Castelo, ao teatro, no Auditório do Castelo de Santiago da Barra.
A iniciativa decorreu através de uma parceria entre o Núcleo Promotor do “Auto da Floripes 5 de Agosto”, o Agrupamento de Escolas e as juntas da União de Freguesias de Barroselas-Carvoeiro, Mujães e Vila de Punhe, salientando-se a cooperação que estas instituições têm vindo a demonstrar.
A peça de teatro tinha como tema: “Comunicar em segurança- ID v2.1 A tua marca na Net”, e integra o programa da Fundação PT, numa digressão pelo país, tendo a escola de Barroselas sido selecionada, entre outras candidatas, devendo-se, tal facto, ao trabalho dos parceiros envolvidos.
A peça teatral, de forma lúdica e divertida, é ao mesmo tempo muito séria, porque apresenta interpretações sobre boas práticas e alerta para o problema, atualíssimo, da nossa segurança na Internet, estabelecendo paralelismos entre a ética na vida real e na vida virtual, abordando o Cyberfraude, phishing e Cyberbulling.
Conta com os atores conhecidos como o Pedro Górgia, Alexandre Silva e Tiago Aldeia. O projeto, reúne ainda, o aspeto solidário, porque o preço (um euro) é simbólico e reverteu a favor da Academia do Johnson.
Os participantes deslocaram-se para Viana em comboio, de forma gratuita, uma vez que o preço dos bilhetes foi custeado pelas autarquias.
A iniciativa faz parte do programa cultural N-Cooltura, 2018/2019.