Alunos da “Maior” informados sobre a evolução da Imprensa

10.º A da escola Secundária Santa Maria Maior acolheram uma palestra sobre a evolução do “A Aurora do Lima”, ministrada pelo administrador do jornal. A professora da disciplina de português fala da importância dos jornais para a criação de hábitos de leitura.

“A ligação com o A AURORA DO LIMA já é muito antiga, mas recentemente estabelecemos um protocolo para a publicação de textos dos alunos na rubrica “Bolsa de Escrita”, que é coordenado pela professora Paula Cerqueira. São enviados textos de alunos desde o primeiro ciclo até ao Secundário”, explicava a professora Ana Bela Afonso. Adiantando que a palestra efetuada pelo administrador do “A Aurora do Lima” foi “muito agradável”.

Rui Barbosa apresentou a evolução da Imprensa escrita, sobretudo do jornal mais antigo de Portugal continental, mas também da indústria gráfica. Na apresentação foi mostrada, entre outros, a primeira edição do “A Aurora do Lima”, de 15 de dezembro de 1855.
Ana Bela Afonso salienta que “temos de incentivar os jovens a ter hábitos de leitura e a ler jornais, porque estes trazem-nos a atualidade”. Afirmando também que os periódicos incentivam ao “espírito crítico”. Segundo a docente, os alunos ficam “mais motivados” ao ver os trabalhos publicados em suportes físicos acessíveis a toda a comunidade.

O Agrupamento de Escola de Santa Maria Maior dispõe de três jornais escolares: o “Jornalinho do Carmo”, do primeiro ciclo. O “Tretas e Letras”, do 2.º e 3.º ciclos e o “Na Maior”, que é mais focalizado no Secundário. Este ano, devido à pandemia e ao adiamento de muitas atividades, foi decidido avançar para um jornal digital. O “Letras da Maior” estará online, em breve, e entre outros assuntos vai apresentar notícias, reportagens e opinião sobre a “Semana Maior”. A professora Ana Bela Afonso entregou ao administrador do “A Aurora do Lima” alguns exemplares do jornal escolar “Na Maior”.

“A Semana Maior é diferente. Tem um ambiente festivo, lúdico e de aprendizagem e tem momentos muito variados e os alunos têm aí possibilidade de mostrar aí os seus talentos. A escola mostra o que de melhor acontece”, explica a professora Ana Bela Afonso.

A escola Secundária de Santa Maria Maior, antigo Liceu, há longos anos que aposta na produção de jornais escolares. Ana Bela Afonso dá conta da primeira publicação de 1946, que também foi censurada. O “A Malta” não foi permitido, levando a que o nome, na terceira edição, fosse alterado para “Flecha”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.