Alunos da “Secundária de Monserrate” em Estrasburgo

O programa EPAS (Escola Embaixadora do Parlamento Europeu), que integra uma rede de escolas a nível nacional e de que a ESM faz parte há alguns anos, possibilitou a 20 alunos da Escola Secundária de Monserrate, acompanhados por quatro professores, uma viagem até ao Parlamento Europeu para participação numa sessão do Euroscola. O prémio foi ganho pela concretização de um conjunto de atividades e de um consistente trabalho em prol da consciencialização da cidadania europeia e da sensibilização dos alunos para a democracia parlamentar europeia, o papel do Parlamento Europeu e os valores europeus.

À semelhança do ano passado (segunda vez consecutiva que a ESM vai ao Parlamento Europeu), esta viagem foi muito mais que uma deslocação ao centro da democracia europeia, por ter proporcionado um percurso cultural, educativo e pedagógico extremamente enriquecedor. O roteiro da viagem, além de Estrasburgo, teve paragem em Paris, capital por excelência da cultura, da arte, da luz e das emoções! 

No primeiro dia, os alunos foram brindados com um passeio de barco no Sena, no célebre Bateaux Mouche, além da visita aos principais pontos turísticos da cidade, nomeadamente Arco de Triunfo e Champs Elysées. A visita ao Memorial dos Deportados constituiu um momento reflexivo e introspetivo, que permitiu aos alunos pensarem sobre o que os deportados de França terão vivido durante esse período, por força das perseguições nazis, no decurso da II Guerra Mundial. Para o dia ser pleno de emoções, à noite o grupo subiu à Torre Eiffel. 

O programa do segundo dia contemplou uma visita ao Museu do Louvre, um mundo de arte sem fim, num espaço grandioso e artisticamente monumental. Presenciar o fascínio de alguns alunos por verem in loco obras de arte estudadas em sala de aula foi uma sensação extremamente agradável. Houve ainda tempo para subir até Montmartre, visitar o monumento do Sacré Coeur e passear pela Place de Tertre. Esta praça, situada na Colina de Montmartre, é o ponto mais alto da cidade e um dos locais turísticos mais frequentados de Paris, de grande riqueza artística e cultural, onde os artistas produzem e expõem as suas obras.  No final do dia realizamos a viagem de Paris até Estrasburgo de TGV, uma experiência nova para todos os participantes, incluindo os professores. 

Já na cidade de Estrasburgo, foi notório o encantamento que todos experienciaram quando calcorreavam as suas ruas. A imponente catedral gótica fascinou e maravilhou todos, numa autêntica aula de arte ao vivo! A sua grandiosidade arquitetónica, a extraordinária fachada e a riqueza deslumbrante dos seus gigantes vitrais conseguiram fazer imergir os visitantes numa atmosfera inebriante pelas sensações despertadas. Foi possível ainda apreciar as típicas casas de madeira (renascentistas), extraordinariamente decoradas e esculpidas com estátuas de uma impressionante mestria técnica. Ainda nesta cidade, houve tempo para se explorar o Bairro de La Petite France e vivenciar a magia dos encantadores mercados de Natal. 

O último dia foi preenchido pela deslocação ao Parlamento Europeu para discussão do tópico: “Internet segura para uma Europa mais forte: O compromisso da EU com a cibersegurança”. Neste palco maior da democracia europeia, os eurodeputados foram os protagonistas e este foi o momento alto da viagem. Vários alunos tiveram oportunidade de participar de forma direta na sessão plenária. Ouvir o melodioso Hino da Europa com a sala de pé despertou em todos fortes ressonâncias emotivas. Porque há momentos extraordinários e experiências únicas, estar no hemiciclo europeu foi um feito incrível. Sentir e ver a ESM no centro da decisão política foi calorosamente gratificante.          R.P.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.