Alunos de Barroselas em Almería

Alunos do 12.º ano da Escola Básica e Secundária de Barroselas – Beatriz Costa, Carla Soares, Luana Oliveira, Maria João Pereira, Miguel Moreira e Rúben Monteiro – deslocaram-se a Almería de 26 de janeiro a 01 de fevereiro de 2020, no âmbito do projeto Erasmus+ “Gender Violence Prevention begins with us”.

Alunos e professores das cinco escolas europeias que integram o projeto (Portugal, Espanha, França, Itália e Letónia) deslocaram-se a Almería com o intuito de apresentarem in loco um conjunto de atividades que foram sendo trabalhadas nas salas de aula, com a ajuda e dinamização preciosas dos seus professores titulares.

Para além de vários workshops (o Glossário temático; Apresentação dos resultados dos inquéritos previamente lançados às diferentes comunidades escolares sobre estereótipos: A mulher durante a Guerra Civil Espanhola; As Mulheres na Pré-história e a Publicidade na Violência de Género).

O programa de atividades contou também com uma série de atividades desportivas e visitas culturais aos mais importantes locais da região: Visita guiada aos Abrigos de Bombardeios da Guerra Civil Espanhola, ao Museu Doña Pakyta, Visita guiada a La Alcazaba (fortaleza moura), tour pelo centro histórico de Almería, Visita guiada pelo Cabo de Gata (Torre de Vigia de São Miguel, vista panorâmica do recife das sereias, Farol do Cabo de Gata, praia de Monsul, torre de vela branca (excursão a pé), Praia Los Escullos, Vila La Isleta del Moro, Fazenda do Frade (parada), Fazenda El Campillo) e Visita guiada ao Museu de Arqueologia.

Durante a semana de trabalhos, os alunos do Agrupamento de Barroselas fizeram jus ao empenho que todos depositaram nesta deslocação, particularmente os docentes Carla Silva, Rosa Cruz, Glória Miranda e Manuela Barreto, na forma como prepararam estes alunos para este desafio, os quais ultrapassaram com mérito e excelência. Foi por todos os presentes destacado o excelente desempenho dos nossos alunos, não só na proficiência comunicativa em Inglês, mas também no conhecimento académico que revelaram possuir e na sua génese como cidadãos humanistas.

Os anfitriões andaluzes acolheram calorosamente toda a comitiva portuguesa proporcionando, também, momentos de franco convívio e amizade entre todos. De realçar, o vislumbre de alguma nostalgia e tristeza aquando da despedida entre as famílias que hospedaram os nossos estudantes e os próprios, com revelação de promessas de próximos encontros entre as famílias.

Cristina Gramacho
(coordenadora do projeto)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.