Alunos de Ponte da Barca apresentam “Monelha Brava”

Na última segunda-feira, foi inaugurada e apresentada a instalação escultórica “Monelha Brava”, realizada pela escultora Patrícia Oliveira, em colaboração com os alunos do agrupamento das escolas de Ponte da Barca e de Lóbios, na Galiza.

“Monelha Brava” é o resultado da iniciativa Performare, criada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e o Plano Nacional de Artes, que convidaram Patrícia Oliveira a executar um projeto de criação artística que ultrapassasse fronteiras e ligasse os alunos de Ponte de Barca e da Galiza.

Durante quatro meses, as comunidades escolares da Ponte da Barca e de Lóbios contactaram com o mundo das fibras naturais e do potencial plástico e estético, e com as boas práticas sustentáveis de valorização do património alto-minhoto, através do contacto com técnicas ligadas ao processamento e manipulação plástica com fibras naturais como a lã, o linho e os seus ciclos.

O projeto iniciou-se a 20 de janeiro com uma visita ao território para conhecer paisagens, observar património e iniciar a investigação.

“Monelha Brava” é uma instalação escultórica que evoca a identidade e a paisagem do Norte de Portugal e da Galiza, a fauna e flora, utilizando lã fiada e feltrada, linho, algodão e desperdícios têxteis e recorrendo a técnicas como a tecelagem a cerâmica, a instalação escultórica e a performance.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.