Amadeu Costa homenageado com Obras Completas

Tendo como objetivo prestar homenagem ao etnógrafo Amadeu Costa, o Município de Viana do Castelo lançou uma exposição e um livro de homenagem a um dos grandes impulsionadores do Museu do Traje. Foi, assim, apresentada a edição de Obras Completas de Amadeu Costa, que integra uma coleção que presta homenagem às figuras e personalidades que, com o seu trabalho e dinamismo, engrandeceram a cidade e todo o concelho.

Amadeu Costa sempre assumiu o seu amor pela divulgação dos usos e costumes locais, mormente o traje à vianesa, além da organização das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Nascido no bairro da Ribeira, mais propriamente na Rua do Loureiro, troço atualmente denominado Rua Monsenhor Daniel Machado, a 23 de outubro de 1920, Amadeu Costa foi um incansável lutador pela criação de um museu dedicado ao traje regional em Viana do Castelo. No momento da aquisição do edifício do Banco de Portugal para a instalação desse Museu, em 1996, foi ele que organizou a exposição Traje Regional, a primeira que aí se realizou. Uma das salas tem o nome de Galeria Amadeu Costa.

Falecido em 1999, a família estabeleceu com a autarquia vianense um protocolo de doação de uma valiosa coleção de trajes que pertenciam a Amadeu Costa ao Museu do Traje.
Esta doação incluiu algibeiras, aventais, saias, coletes, casacas, camisas, lenços, calçado, meias, toalhas e trajes de homem e mulher, enriquecendo, deste modo, o património do Museu do Traje.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.