O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na inauguração do Amadeus Music Center, novo espaço multifuncional dedicado às atividades criativas e culturais. Este edifício construído de raiz, implementado nas imediações da cidade, na Praça Dr. António Feio Ribeiro Silva, é inteiramente dedicado ao mundo da música e representou um investimento superior a 1 milhão de euros, criando 40 postos de trabalho diretos e indiretos.
O edil vianense, Luís Nobre, considerou esta nova infraestrutura “um espaço de estímulo às atividades criativas e culturais”, já que o projeto “congrega fatores que contribuirão para o desenvolvimento económico, social e cultural de Viana do Castelo”.
“Para além das atividades já desenvolvidas através da Escola de Música Amadeus, as novas instalações permitiram evoluir e criar áreas e espaços multifuncionais com sustentabilidade económico-financeira, com um conjunto de atividades de cariz mais social e inovação e investigação na área cultural e criativa”, referiu o autarca, garantindo que o espaço “permitirá ainda garantir a ponte entre a tradição e a inovação, criando-se um espaço onde haverá produção de instrumentos tradicionais por colaboradores qualificados e com experiência no setor onde os visitantes terão oportunidade de conhecer todo o processo de criação e produção de instrumentos tradicionais”.
Assim, este espaço integrará um circuito pedagógico e turístico destinado a turistas e instituições de ensino, nomeadamente às escolas do concelho e região.
O Amadeus Music Center conta, pois, com espaço de comércio de instrumentos musicais, escola e estúdio de gravação. O edifício reúne ainda duas empresas: a MUSa Software, que desenvolve software para o ensino artístico, e a Rockschool Portugal, representante portuguesa da RSL Awards.
Luís Nobre deixou votos de que este “seja um espaço de valorização, de maiores competências sociais e emocionais”, assumindo-se como “um lugar de aprendizagem”.