Na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, no dia 09 de dezembro, às 15 horas, tal como se tinha dado a conhecer, foi feita a apresentação pública do livro em título do nosso prezado colunista Américo Carneiro. A obra, como referiu o autor, é dedicada a “João Barros, seu amigo e irmão no Lima, a sua mulher, Maria Goretti, a suas filhas Maria João e Maria Luísa, e a sua neta, Maria Flor” e que, oportunamente, serviu de mote a uma Homenagem que Ponte de Lima, no seu todo, quis e sentiu necessária e justamente prestar àquele “Limiano de vulto, querido por todos, admirado e respeitado até pelos próprios adversários”.
Com o Auditório lotado, presidiu à cerimónia a Diretora da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, Dr.ª Ana Carneiro acompanhada pela Engenheira Maria Goretti Alves Correia de Barros, representando o marido e a Comunidade Limiana, e o autor da obra. Apresentou o livro a Dr.ª Ana Carneiro, que dissertou sobre o seu conteúdo com estudo e saber. Depois foi a vez do autor do “Sobre o Cantar ao Desafio e Outras Memórias”, que apresentou pistas biográficas, históricas e literárias para que se proporcionasse uma boa leitura da obra e da ocasião que se vivia.
Sobre João Barros, o homenageado, dissertou o Dr. Adelino Tito de Morais que, tanto na qualidade de amigo como de companheiro de décadas na Comissão de Festas das Feiras Novas, refrescou memórias e revelou, com elegância de realçar, dados biográficos, registos humanos e conquistas profissionais do homenageado. Também sobre João Barros, foi a vez de se escutar o Fotógrafo e Editor Limiano, Amândio de Sousa Vieira, que, como disse Américo Carneiro, “produziu um pungente testemunho, pleno de sabedoria e ternura, abrindo o coração e a alma, alma grande de um Limiano ímpar, e galardoou com um trato raro, senão único”.
A obra “Sobre o Cantar ao Desafio e Outras Memórias” está, desde esse momento, integrada (e ali pode ser adquirida) na Feira do Livro de Natal de Ponte de Lima, certame que abriu as portas ao público em 4 de dezembro e que decorrerá até 29 deste mês, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.